quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Serra de fita - jig para desdobro

Apos algumas experiencias utilizando minha nova serra de fita para desdobrar basicamente 'no olho' algumas pranchas, pensei seria interessante utilizar um jig para facilitar, melhorar e talvez padronizar o processo...

Deixando — como diria aquele famoso personagem — de lado os entretantos, o resultado final foi esse ahi na foto `a esquerda: para apoiar a prancha a ser cortada, `a esquerda, fixo `a guia da serra um pilar em eucalipto rosa onde encaixados dois rolamentos e, do outro lado da lamina, `a direita, para determinar a espessura do corte um jig igualmente com um rolamento encaixado (setas verdes).

O conjunto e' ajustavel de forma a permitir configurar os tres rolamentos para ficarem coplanares, imediatamente em frente aos dentes da serra.

Obviamente, e' recomendavel os rolamentos do pilar estejam em esquadro com o tampo da serra, como pode ser aferido da foto abaixo:


As duas fotos seguintes foram tomadas imediatamente antes do primeiro teste pratico: cortar uma lamina fina de uma pranchinha de louro gaucho:


E entao, o resultado da operacao:























Considerando a lamina empregada nao e' projetada para desdobros, o desempenho do jig pareceu-me bastante aceitavel. Agora e' conseguir uma lamina adequada e ver se consigo obter algumas laminas realmente finas, hehehe...

3 comentários:

  1. Paulo,
    bastante engenhoso. Sou um apaixonado pela marcenaria e seus desdobramentos. Portanto, quando encontro alguém com bastante recursos como você: Me resta aplaudir e mantê-lo em "Meus Favoritos".
    Osvaldo Ururahy

    ResponderExcluir
  2. Caro Paulo,

    Fico contente de que tem se adaptado bem a S2520. Eu finalmente tomei a decisão e depois de muita analise resolvi adquirir a mesma. Estive olhando na JNakao, mesmo depois de todos os seus avisos só para conferir e parece que o preço deles esta um pouco acima de outras lojas como a Casa das Serras(http://casadasserras.com.br/produtos_descricao.asp?lang=pt_BR&codigo_produto=2038) ou a Madena (http://www.madena.com.br/?p=detalhes&id=294). Quando você fez a sua procura pela loja, chegou a contemplar alguma dessas opções?

    Estou tentando evitar a JNakao devido a diferença de preço e por estar comovido com a sua historia. De fato, uma das perguntas indispensaveis na minha lista desde então é a confirmação de que a maquina não é de mostruario.

    Qualquer informação é bem vinda. Pensei em fazer a pergunta no forum, mas me pareceu fora de contexto.

    Um abraço,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com a Madena nunca fiz transacao alguma.

      Com a Casa das Serras ja, uma vez, ha varios anos, e nunca mais. Se e' que voce me entende...

      Se eu fosse comprar uma S2520 hoje, como ja fiz algumas vezes eu entraria em contato com a Starrett, contaria do meu interesse em adquirir a maquina e solicitaria me informassem de alguma loja local, ou perto, onde fazer negocio em pessoa. Na minha limitada experiencia e pelo que tenho lido em relatos de outros, mm, parceiros de infortunio, mercadoria que nao pode ser transportada pelo Correio, em pindorama e' muito arriscado comprar pela Internet.


      Nada, nenhuma pergunta, nenhuma duvida, nenhum relato e' fora de contexto aqui, e muito menos no forum. E a grande vantagem de falar la e' o retorno nao fica limitado apenas `as minhas impressoes pessoais mas e' enriquecido pela contribuicao de diversos outros colegas que tenham interesse no assunto.

      La e aqui, sempre `as ordens dos amigos no que eu puder alcancar.

      Excluir