segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Bancada de marceneiro - III (Qual?)

Imagino a imensa maioria dos marceneiros, se pudesse, gostaria de ter uma bancada baseada nas especificacoes de monsieur Roubo — como essa ahi da foto `a esquerda e que foi o tema da postagem imediatamente anterior aqui neste batcanal.

Sera que por isso se poderia afirmar que uma bancada Roubo seria a ideal para todo e qualquer marceneiro? Certamente, nao! M. Roubo desenvolveu o projeto de sua muito excelente bancada no sec. XVIII, procurando atender as demandas dos artifices do sec. XVIII. E' bem verdade seu projeto resultou tao bom que mesmo hoje, quem trabalha profissionalmente madeiras macicas empregando ferramentas manuais dificilmente encontrara algo comparavel em termos de bancada, mas e' sabido que — feliz ou infelizmente, as opinioes como sempre variam — moveis como os do sec. XVIII feitos `a mao em madeira macica, no mundo contemporaneo constituem nao mais que um pequeno nicho.

Como o mercado de marcenaria nos nossos dias abrange um vasto espectro de materiais e enorme variedade de tecnicas e tecnologias, nao e' acaso haja tamanha variedade de tipos, formatos, modelos, submodelos, um tal escambal de bancadas que nao raro escolher qual melhor se adequaria ao nosso uso, ao nosso espaco e — fundamental! — ao nosso bolso parece impossivel.

Minha impressao, o primeiro criterio de escolha para adquirir ou construir uma bancada de marceneiro deve ser... o tampo.(Devo salientar que essa opiniao, e as que seguem, sao absolutamente pessoais, ou seja, sujeitas a chuvas e trovoadas, sem qualquer pretensao de ser o certo, ou a verdade mas simplesmente minhas impressoes, oriundas de minha assumidamente limitada experiencia e algumas poucas leituras.)





Quanto ao material, o tampo ha de ser plano e rijo, nao sofrer deformacoes transitorias ou permanentes, nem danos com o tipo de trabalho que ira receber. Tipo, nao faz sentido um tampo de madeira se o servico sera soldagem, nao faz sentido um tampo de pedra para marchetaria, nao faz sentido um tampo fino e leve quando se vai aplicar marretadas, nao faz sentido uma prancha grossa e pesada para simples montagens de paineis precortados, nao faz sen... Por ahi.

As dimensoes do tampo igualmente serao funcao do tipo de trabalho. Para montagem de moveis feitos a partir de paineis, por exemplo, a area da superficie ha de ser ampla, muito mais uma mesa relativamente leve do que uma pesada bancada. Por outro lado, se a ideia e' aparelhar, serrar, plainar, modelar madeira macica, o importante e' rigidez, firmeza, um tampo espesso e pesado, feito para levar porrada e nem sentir.

E, claro, fundamental no dimensionamento do tampo o espaco disponivel; afinal e' preciso se movimentar em torno `a bancada, de preferencia podendo acessar todos os seus lados. Embora possa-se muito bem colocar uma bancada de tal modo que so a frente seja acessivel, lados e fundo contra paredes, e ainda assim usa-la satisfatoria e adequadamente, como e' possivel em um amplo espaco usar-se apenas uma pequenina bancada apenas para certos procedimentos e utilizar-se o proprio chao quando necessario mais espaco. Cada um e' que sabe como equacionar.

Importante e' equacionar: escolher materiais e dimensoes considerando onde, e o tipo de trabalho que se propoe executar, e projetar, construir ou adquirir uma bancada o mais compativel possivel.

Quanto aos pes, obviamente o primeiro requisito e' que fornecam uma base o mais estavel possivel onde apoiar-se o tampo. Evidentemente, conforme o projeto os pes poderao igualmente ter outras utilidades, como oferecer uma referencia de esquadro, basica ou exata conforme o designio do construtor, servir de ponto de fixacao para componentes integrais do projeto, etc. Aqui tambem, obviamente, e' importante traduzir o tipo de servico que se pretenda executar em caracteristicas que se deseja a bancada ofereca.

Ahi, tendo tampo e pes constituindo uma bancada compativel com o tipo de demanda a que vamos submete-la nas nossas lides, ha de se pensar nos acessorios que lhe podemos acrescentar para facilitar essas lides.

Algo a ver, em uma proxima postagem...


2 comentários:

  1. Jedi acompanhando ... parece até um post sob encomenda hehehe

    ResponderExcluir
  2. E' tema que da bastante pano para mangas, Jedi. Ha tempos vinha pensando aborda-lo.

    ResponderExcluir