quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Serra de fita - A maquina

Como relatado na postagem imediatamente anterior, ao voltar de viagem fui inspecionar a serra que havia recebido e constatei tratava-se com certeza quase absoluta de uma peca 'de vitrine' e encontrava-se coberta de po...

Embora certamente eu tivesse, querendo, embasamento suficiente para justificar retornar a maquina para a loja, cancelando o negocio ou demandando uma maquina realmente nova, resolvi examina-la em detalhes como sempre faco com todas as minhas maquinas. Removi o po com sopro, escova e pano seco nas areas pintadas. Nas areas lubrificadas, rolamentos, engrenagens, onde o po e o lubrificante haviam formado uma patina, desmontei quando necessario, utilizei solventes e oleos ate deixar tudo limpo e em condicoes de uso. Um par de porcas desaparecidas e um mostrador de plastico quebrado, fora isso tudo em ordem. Remontei, colei o mostradorzinho, repus as porcas, lubrifiquei, examinei todas as funcoes, efetuei as devidas regulagens, re-testei tudo manualmente e entao fiz as conexoes eletricas do motor trifasico e pus para funcionar.

Nenhum problema que nao pudesse ser resolvido com ajustes corriqueiros. Testei uns cortes altos, uns 20cm em pinho utilizando a lamina de 13mm que veio com ela, funcionou a contento, tudo bem, tudo certo.

Obviamente, ahi era hora de decir: ficar, ou devolver? Optei por ficar.

Primeiro, pelo equivalente de dar um boi para nao entrar em uma briga. Afinal, a serra funcionou perfeitamente depois da 'revisao'. (E o que, de fato, eu estaria ganhando com a troca, alem de incomodacoes?)

Depois porque, como pode ser visto comparando as fotos `a esquerda (o modelo atualmente vendido pela Starrett) e `a direita (a minha unidade), a serra velha de 2012 e numero de serie 00022 tem la sua singularidade, seus atrativos historicos, digamos assim, hehe.

Coloquei-lhe uma base com rodizios e esta incorporada ao meu parque de diversoes...

-- oOo --


Como pelo menos por enquanto essa e' uma maquina pouco divulgada por aqui, pensei talvez fosse util apresentar algumas de suas caracteristicas para quem tiver interesse em adquir uma, ou simplesmente curiosidade.





Fora frescuras que nem vou abordar, a maquina vem com um motor trifasico de 2HP e dispoe de duas velocidades, trocadas alternando polias na porta inferior. A lamina tem 2,75 metros, as rodas sao de aluminio, muito bem balanceadas, e os pneus de latex. Mesa de ferro fundido, guia com visores com lentes (um, e' o que veio quebrado) para a escala, e um graminho metalico mas meia-boca, como aparentemente e' o padrao para esse tipo de maquinas. A largura dos dois rasgos e' infelizmente fora do padrao, mas felizmente igual aos da Makita, o que permite utilizar em ambas os mesmos jigs e acessorios.

Embaixo, ha um compartimento metalico sobre o qual se apoia o corpo da maquina, suficientemente amplo para acomodar laminas e acessorios, exceto a guia.

Ha guias, com tres rolamentos ajustaveis que tocam a lamina de face, obviamente acima e abaixo da area de corte, a de cima com altura regulavel.

Interruptor de seguranca, tem de ser aberto do jeito certo para ligar a maquina, desliga com um tapinha.




Pela parte de tras da maquina acessa-se na porcao superior, de cima para baixo, no topo a regulagem do tensionador da lamina, depois a alavanca de alivio da pressao para trocas rapidas e para distensionar a lamina quando nao em uso, ahi o parafuso de inclinacao da roda superior para acertar a centragem da lamina na roda e o parafuso que fixa, regulavel pela manivela na lateral, a altura da guia superior da lamina.

Abaixo, sob a mesa, as regulagens da inclinacao da mesa (ate 45°) e do rolamento posterior inferior de apoio da lamina.

Formando um triangulo, os parafusos de fixacao da roda inferior; na lateral a manivela que regula a tensao da correia do motor, e entao o motor trifasico ao lado da tomada de aspiracao da serragem.



Uma novidade interessante sao duas janelas, uma na face inferior esquerda da porta superior, a outra na lateral superior direita da maquina.

A da porta, mostrada ali na foto `a esquerda, permite visualizar-se da posicao de operacao se a roda esta em movimento ou nao, e igualmente uma seta aponta o grau de tensao aplicada `a lamina.

A da foto `a direita, localizada na lateral, mostra o posicionamento da lamina no pneu, permitindo regular-se o centramento da lamina com a maquina em funcionamento mas com as portas fechadas. (Como esta se tornando o padrao, com qualquer das portas abertas a maquina nao liga.)

De acordo com as especificacoes no site da Starrett, a maquina comporta serras de 6 a 16mm de largura. De acordo com o site da fabrica chinesa — por interessante coincidencia a mesma da minha serra circular de bancada, vejam voces — pode-se ir ate 19mm.

Ja a coloquei em uso efetuando desdobres em toda a altura permitida, e a performance e' bem boa.

E era isso...


14 comentários:

  1. Apesar dos contratempos, parabéns pela aquisição, uma beleza de máquina, a S2510 é meu sonho de consumo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grato pelo comentario, tche.

      A S2510 e' certamente uma boa maquina, mas tem a mesma limitacao da LB1200: altura maxima de corte = 16cm.

      Para desdobres principalmente, isso e' muito pouco...

      Excluir
  2. Olá. Conheci ontem o blog e já li tudo hehe. Gostei bastante das dicas e tutoriais. Obrigado por compartilhar. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico satisfeito voce tenha apreciado o blog, Marcelo.

      E grato pelo comentario.

      Excluir
  3. Caro amigo, primeiramente parabens pelo blog!

    Tenho procurado informações adicionais sobre esta maquina bem como material alternativo como videos de demonstração entre outros e assim encontrei o seu blog!

    Parece que cada vez que precisamos de uma maquina nova temos que passar por esta gincana que é a busca de um equipamento com um bom custo/beneficio no mercado Brasileiro, com poucas opções e preços pra la de exagerados.

    Como você, estou pensando em optar para esta maquina, pois todas as outras de medio/pequeno porte são limitadas a 16 cm ou menos de altura o que acaba perdendo um pouco das grandes vantagens de se ter uma serra de fita, mas você com certeza ja sabe de tudo isso.

    Agradeço mais uma vez pela postagem e gostaria de convida-lo a fazer um video sobre a maquina em funcionamento para demonstrar os pontos fortes da maquina comparadas as outras de pequeno porte no nosso mercado.

    Gostaria também de perguntar se você teve alguma dificuldade com alinhamento e folga em excesso nesta maquina ou qualquer tipo de dificuldade em geral.

    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Joao K, devo confessar que video nao e' minha praia.

      Quanto ao desempenho da S2520, pelo menos nessa semana de uso leve, nenhum problema. O setup e' um pouco demorado, como e' comum em serras de fita, mas uma vez estabelecido se mantem sem desalinhamentos, mesmo aliviando e reapertando a tensao da lamina na alavanca. Em suma, por enquanto nenhuma queixa.

      Excluir
    2. Interessante. Estou pensando seriamente em adquiri-la, mas estou procurando outro representante, pois também tive problemas ao tentar adquirir uma desengrosso com a JNakao. Teve algum problema em encontrar a lamina para a mesma? Chegou a instalar uma 19mm para ver como ela se comporta?

      Um abraço

      Excluir
    3. Aqui pelo portinho e' facil encontrar laminas de serra de fita, inclusive comprar por telefone e entrega por motorboy, Joao K. Mas primeiro vou aproveitar a que veio nela para o aprendizado...

      Excluir
  4. Boa tarde Paulo,
    tenho interesse na aquisição de uma serra de fita, e tenho boas informações em relação a esta marca que é apresentada neste "post". Contudo, você menciona "limitações" quanto à altura do corte no ato de desdobramentos das madeiras. Estas limitações são muito acentuadas e são características deste modelo? Pelo tempo que já foi adquirida você poderia passar-me informações quanto à qualidade da máquina e também se a Assistência técnica é uma mera disponibilidade ou você se torna um freguês assíduo junto a estas prestadoras de serviços?
    Acompanhei a construção do mobiliário de sua cozinha; devo confessar que achei de extrema coragem partir para um empreendimento longo e complexo como se propôs. Acredito, pelas fotos, que ficaram a contento e louvo-o por isto. Em determinado momento da construção você menciona sobre qualidades da matéria prima, do qual concordo plenamente, pois no meu entendimento existem somente "madeiras" (principalmente nos dias atuais face à escassez e os impedimentos extrativistas) o projeto é que definirá as características daquela.
    Desde já fico agradecido em poder-me solucionar esta dúvida.
    Lembranças de Osvaldo Ururahy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentario abrangente, Ururahy.

      A Starrett 2520 e' certamente uma boa serra de fita para o seu tamanho. As limitacoes sao consequencias justamente de seu tamanho e potencia, limitando os desdobres a um maximo de 25cm de altura — mais altura exigiria uma maquina maior e mais potente, claro. Nunca — bate na madeira tres vezes! — utilizei a assistencia tecnica; mas considere o uso nao e' intensivo e eu, embora nao sendo fanatico, dou uma razoavel manutencao `a maquina.

      Qualquer coisa mais especifica, nao hesite em indagar.

      Excluir
    2. Bom dia Paulo,
      agradecendo a abertura que me proporciona em relação à aquisição desta máquina relato minha "Via Crucis" na tentativa vã em negociá-la. Primeiramente contatei a Starret; fui prontamente atendido com uma relação de fornecedores do Rio de Janeiro. Contudo, a negociação foi travada, tendo em vista que: - Não existe o equipamento para pronta entrega (só por encomenda); - O preço médio é de R$ 7.000,00 à vista. Pesquisando preços na Internet encontro-a ao preço médio de R$ 5.000,00 fora do Rio de Janeiro - diferença substancial. Comuniquei à Starret o fato, mas fui totalmente ignorado. Com a experiência que transmite em relação à transação em equipamentos, solicito uma dica para que eu consiga adquiri-lo em um preço mais em conta.
      Desde já agradeço.

      Excluir
    3. Sinto, mas vou ficar devendo, Ururahy.

      Precos e condicoes de equipamentos variam muito de lugar para lugar, ate de dia para dia, e eu nao disponho de dados de mercado atualizados sobre a maquina. O negocio e' mesmo pesquisar — preco, condicoes, tranporte, seguro, disponibilidade, etc.

      Torco, faco votos tenhas boa sorte!

      Excluir
  5. Paulo,

    Bom dia!
    Vou comprar uma serra também s2520 qu encontrei na casa das serras. Tenho uma duvida: A tensão da minha residencia é 220V bifasica. Eu preciso pedir alteração à CEEE para trifasico, ou tem alguma forma de eu liga-la no bifasico?
    Agradecido.

    Abraço

    Jarbas Scolmeister

    ResponderExcluir
  6. As opcoes, tanto quanto eu saiba, sao:
    - requerer ligacao trifasica `a CEEE, ou
    - instalar um inversor de frequencia de 2HP na rede bifasica, ou
    - trocar o motor por um bifasico de 2HP.

    Vantagens e desvantagens de cada opcao, relacao custo/beneficio, etc., sao coisas coisas que teras de avaliar conforme tuas conveniencias pessoais: o melhor para um pode muito bem ser o pior para outro...

    ResponderExcluir