quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Feita a luz

Quem vive a experiencia, sabe. Quem nao vive, com sorte vivera um dia: As decadas nao nos pesam apenas sobre os ombros, mas muito mais especialmente sobre nossos sentidos. Entre tantas outras coisas com que o envelhecimento nos presenteia, salienta-se um sutil, inicialmente quase imperceptivel mas continuado embotar dos sentidos...

Nao que eu esteja me queixando da vida, vejam bem. Nao, nao, longe disso. Envelhecer vem com o pacote, faz parte da experiencia e, quem chega la, e' para se curtir — ate porque reclamar nao adianta nada, hehehe. Essa introducao meio fosca e' para contar que com as decadas se acumulando obviamente ando enxergando menos e tambem obviamente isso influi inclusive no lidar com as madeiras: visualizar uma marca feita a faca para cortar um malhete, por exemplo, implica em usar lentes e necessitar boa, de preferencia excelente, iluminacao. E por ahi afora. Ja a tempos, afora os oculos, por forca da necessidade ando utilizando focos de luz acessorios para efetuar inumeras operacoes.

Mas nao e' incomum esses auxiliares por vezes atrapalhem. Ou porque a lampada fica muito quente, ou porque a luminaria consegue dar um jeito de ficar na frente, tapando o que deveria apenas iluminar, ou porque naquele angulo a sombra cai direitinho onde mais atrapalha, ou porq... Enfim, o Principio da Implicancia Natural das Coisa nao perde tempo para exercer suas implicantissimas prerrogativas. E sua diabolica capacidade criativa nao conhece limites...


Dai que eu (talvez caducando?) vinha considerando, muito provavelmente por cacoete profissional, ver se encontrava uma lampada cialitica usada pa...

— Pera ahi! Lampada o que?

Lampada cialitica. E' uma luminaria feita para iluminar sem causar sombras, tipo as que se usam para iluminar o campo operatorio em salas de cirurgia, ou nas cadeiras de dentistas.

O fato e' que andei espiando o mercado para ver da viabilidade de conseguir uma dessas, portatil e usada. Mas arrepiei logo, pelo cu$to em primeirissimo lugar, e pela trambolhosidade das encrencas.

Mas ahi, por esses dias um colega no forum Madeira! apresentou uns videos criados por um marceneiro profissional la dA Matriz e, furungando as apresentacoes dele no YouTube, encontrei uma ideia que resolvi aproveitar para, mm, clarear meus horizontes.


Nao exatamente uma lampada cialitica, mas utilizar refletores de LED: luz fria, sem emissao de ultravioletas, baixo consumo de energia, loonga vida e leves o bastante para movimentar para la e para ca sem necessitar alavancas, rodizios, nem nada.

E muita, muita luz!

Depois de explorar inumeras ofertas na Teia acabei encontrando em uma loja aqui pertinho de casa um preco bem interessante, e acabei adquirindo dois refletores de LED de 30W.

Cavocando na sucata de madeiras achei o necessario para fazer um 'poste' deixando o refletor de cima na altura dos meus olhos.

Leve, bem movel e ocupando quase nada de espaco, funciona que e' uma beleza. Mas cialitica nao e'. Se alguma coisa, ou alguem, ficar na frente, obviamente faz sombra, e' claro, mas ate agora isso nao foi problema; e' so questao de mover o poste para uma posicao melhor.

So que, fiel `a minha caduquice, fico pensando: se isso eventualmente vier de fato a se tornar um problema, nada impede eu va e construa um outro 'poste' semelhante. E assim, por fracao do preco e sem atravancar meu limitado espaco, talvez eu acabe mesmo com uma iluminacao cialitica, hehe.

Mas calma. Calma. Nao e' preciso prescrever e aviar tranquilizantes, nem reservar leito na clinica geriatrica. (Pelo menos, acho eu, ainda nao.) Como eu disse, por enquanto pelo menos e' so uma ideia, pessoal.

Calma...

Nenhum comentário:

Postar um comentário