terça-feira, 21 de outubro de 2014

Cadeira Sligo/Tuam — Primeiros passos

Interrompido a todo momento por isso e por aquilo — o velho Pedro reensaiando por quatro dias e quatro noites o dizimo do Diluvio Universal, raios, trovoes, granizo, um dente incomodando, as (argh!) obras de pintura e por ahi afora — ainda assim o projeto embasado na cadeira Sligo/Tuam vai progredindo...


O processo iniciou-se, como comentei na postagem anterior, por uns rabiscos para ter uma ideia de como poderia ficar uma determinada concepcao para a cadeira. (Inclui o papel com os rabiscos ahi na foto `a esquerda.)

A partir da ideia basica, tracei em um programa de desenho um esboco basico, inicialmente para ter uma ideia de proporcoes e dimensionamento, e entao imprimi um modelo para cortar em uns restos emendados de compensado de 4mm o gabarito de onde recortar as pecas que, coladas, formaram a peca do encosto/pe traseiro do movel. (Ainda na foto `a esquerda, as setas vermelhas apontam para o gabarito, atras da cadeira.)



E isso foi tudo do projeto que foi para o papel, hehe. No mais, o troco esta se desenvolvendo do jeito que eu mais gosto, as coisas sendo feitas mais a olho do que por medidas. Claro, isso resulta num desenvolvimento lento, muito lento, ja que a cada novo passo e' necessario parar e pensar como e' mesmo que ele sera dado, tracar a giz, depois a lapis, de onde, para onde e de que jeito se vai fazer um encaixe, estabelecer um angulo, cortar uma curva. Lento sim, mas muito divertido, eu acho. De todo modo, ate agora ja tenho, basicos, o encosto/perna traseira e o assento cortados e montados. Um pouco menos da metade do caminho, talvez...



Quando der, as pernas e as travessas das pernas (aquele pau ali apoiando o assento e' so isso, um apoio) e, depois, a parte mais crucial, mais irritante e frequentemente a mais demorada: esculpir as formas.

Quando houver o que mostrar, mostro...

Nenhum comentário:

Postar um comentário