segunda-feira, 4 de março de 2013

Reforcando

So para contrariar, como e' seu habito, o velho Pedro resolveu dar uma afrouxada no forno; veio uma chuvinha molhadeira, a temperatura caiu para niveis mais humanos e aproveitei para continuar a montagem do armario para ferramentas.

As ferramentas certamente representarao um peso consideravel, tanto no fundo como mais criticamente ainda nas portas, criando a necessidade de uma estrutura o mais solida possivel para suportar esse peso sem sofrer 'desbeicamentos', especialmente por nao se usar cola nas emendas. Assim, iniciei por colocar quatro dobradicas grandes em cada porta. Na verdade a primeira opcao que considerei tinha sido dobradicas tipo piano, mas essa construcao com dobradicas fortes nao so e' mais resistente estruturalmente, como permite a remocao dos pinos, facilitando remover as portas para adaptar o movel `as ferramentas que ira conter.

Os pinos moveis nas dobradicas facilitarao a remocao das portas quando necessario
Adicionalmente, reforcei as emendas aumentando o numero de parafusos e coloquei reforcos com cantoneiras nos vertices:


Alem de utilizar nos quatros vertices internos das portas um fecho com ima atraindo parafuso para manter as portas fechadas, na parte superior utilizei ainda um apoio com tarugos para, reduzindo a tensao nas dobradicas, ajudar a manter as portas no esquadro.

Tarugo-ima-ima-tarugo no batente superior do fundo
Encaixe para o tarugo, e parafuso para contatar o ima
no vertice superior das portas
Abaixo, uma visao de como ficaram estruturadas as portas quando fechadas, vistas pelo lado de dentro com o fundo do armario removido:


Com o fundo fartamente aparafusado no lugar e com o reforco de duas barras para a fixacao 'em faca' do movel `a parede, considerei a estrutura do armario como pronta.

Agora,  depois de posicionar e fixar na parede as duas barras 'femeas' de fixacao, e' coloca-lo no seu lugar, adicionar-lhe puxadores e possivelmente um fecho, aplicar preservativo e fazer o acabamento basico. Para entao comecar a arranjar as ferramentas no seu interior...

Nenhum comentário:

Postar um comentário