segunda-feira, 18 de março de 2013

Copiando, outra vez, o mestre — 3) As caudas-de-andorinha

Comemorando a explicita chegada do outono ao portinho, resolvi tocar em frente a nova imitacao cortando as caudas-de-andorinha da emenda do topo com os lados do movel...



Para isso aproveitei para utilizar minha nova morsa de dois parafusos fixa na bancada com sargentos e, dessa vez, resolvi optar por um espacamento regular entre pinos e caudas. Estupidamente, ao inves de iniciar do jeito mais facil, cortando primeiro as caudas no lados, meio sem pensar iniciei cortando os pinos no tampo.

Feita a besteira — e' bem mais dificil marcar as caudas com precisao a partir dos pinos do que marcar os pinos a partir das caudas — o jeito foi tocar em frente torcendo para que no final as coisas se ajustassem.

Nao tenho duvidas levei muito mais tempo (e gastei mais adrenalina, hehe) desse jeito, mas de qualquer maneira valeu como aprendizado, porque algum santo bondoso resolveu dar uma maozinha e os encaixes no final acabaram dando razoavelmente certo sem necessidade de maiores ajustes. Especialmente consegui evitar o que eu mais temia: a vexaminosa opcao de reiniciar tudo por erros irrecuperaveis...





Por vias das duvidas, quando constatei as emendas ficaram efetivas optei por dar uma parada e iniciar a funcao da tupia quando estiver menos avoado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário