terça-feira, 12 de março de 2013

Copiando, outra vez, o mestre — 1) Iniciando

Tendo decidido o 'feitio' e em se tratando de um movel 'sob medida', o primeiro e inescapavel passo e' dimensionar o projeto. Minha opcao como usual foi utilizar um programa de desenho no computador, tanto para estabelecer um layout mais claro, como para determinar as medidas para cortar as madeiras.

Ahi, claro, e' a hora de escolher qual madeira(s) usar. No caso, uma opcao facilima dado os demais moveis da sala de jantar foram todos construidos em cedro. E alem disso eu tinha duas taboas de cedro-rosa disponiveis.


O velho Pedro, mal-humorado saiba-se la por que razao decidiu presentear o portinho com um dia cinzento, pesado, umido, abafado e com uma constante garoa. Azar. Peguei as duas taboas de cedro-rosa e, suando em bicas, fui tratar de fazer o que os Grandes Irmaos chamam de rough cut, o corte grosso para tornar as partes mais faceis de manipular e, em tempo, aparelhar. Marquei os cortes nas taboas com lapis e esquadro e cortei no traves com a serra tico-tico — para o meu gosto bem mais simples de operar do que a serra circular para essa finalidade.

Como as taboas eram relativamente grossas, quase 4cm de espessura, o proximo passo seria desdobrar as pecas cortadas. Aproveitei entao para construir um jig para facilitar desdobres na serra fita, algo que estava nos planos ha meses e sempre adiado.



Na construcao do jig, utilizei um resto de pinus com o topo curvo para fazer a guia acessoria para desdobre porque, afrouxando a borboleta que fixa essa guia auxiliar `a guia original da serra, posso move-la para frente e para tras `a vontade e, assim, adequar a altura da guia `a madeira que esta sendo cortada, sem interferir com a altura da guia de corte da serra.

Funcionou tri-bem!
(Embora, claro, por forca da inexperiencia do operador, varios dos cortes a certa altura ficaram acunhados, ao inves de paralelos. Enfim, e' assim que vai-se aprendendo...)

Com o jig de desdobre pronto na serra de fita, ripei as pecas na serra circular de mesa (importante que todas as ripas tivessem largura menor do que 17cm, a maxima altura de corte permissivel na minha serra fita) e a seguir as desdobrei na serra fita, chegando ao resultado que se ve ahi abaixo:



Como eu tinha previsto, sobrou dos cortes uma quantidade consideravel de madeira. Mas, pelo menos para meu separador de orelhas que abomina numeros, era inevitavel, e os pedacos que sobraram certamente serao uteis eventualmente.

O proximo passo sera iniciar a aparelhagem das pecas para montagem dos paineis. Mas com a altissima umidade do dia e as pecas recem-desdobradas (e' certo que cedro e' um lenho relativamente bem estavel, mas qualquer madeira costuma trabalhar quando se expoe uma nova face), melhor esperar um pouco antes de iniciar as plainagens...


Nenhum comentário:

Postar um comentário