quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Perna cabriolet no torno

Ha algum tempo, lendo sobre torneaduras excentricas, tinha reparado em uma tecnica para cortar pernas cabriolet no torno e finalmente resolvi testar na pratica o jeito da coisa...


A seta verde aponta onde, na outra extremidade da peca,
foi marcado o outro 'centro excentrico'

Iniciei o processo marcando o centro em ambas as extremidades de um resto de ripa de eucalipto. Marcado o centro, com um compasso tracei o maior circulo possivel na face da ripa.


Seguindo a tecnica, utilizando uma das faces como referencia marquei um outro 'centro' quase na extremidade do circulo em um lado (seta vermelha) e entao, na outra extremidade, marquei outro 'centro' na extremidade diametralmente oposta (seta verde).


A ripa entao foi colocada entre pontas no torno, com fulcro nos furos centrais marcados, torneada em cilindro e cortado um rebaixo estreito na extremidade para delinear o que seria o pe da perna.


Isso feito, na extremidade oposta ao pe o centro foi trocado para o, digamos, centro externo ja marcado e, reajustando adequadamente o apoio de ferramentas, com a peca girando em excentrico foi feito um rebaixo curvo na parte 'alta' da perna.


Isso feito, o centro da parte alta da perna voltou a ser colacado no furo central e o centro do pe da perna foi trocado para o furo excentrico marcado na outra extremidade. Novo reajuste do apoio de ferramentas e um rebaixo curvo foi cortado daquele lado, ficando naturalmente em oposicao ao primeiro corte.



A peca entao foi removida do torno e foi feita uma modelagem com grosas e lixas para homogeneizar as curvas:


Como pode-se perceber na foto acima, a perna ficou mais larga na base do que no topo, resultando uma aparencia pesada, grosseira. Por isso a peca voltou ao torno e recebeu um leve afilamento na porcao inferior (girando centrada), chegando-se a esse resultado mostrado ahi abaixo:


Obviamente essa primeira tentativa do metodo ainda deixa bastante a desejar em apuro da tecnica, e com certeza nao se podera obter no torno resultados semelhantes ao que se obtem com o metodo tradicional na serra fita. Mas parece-me essa variante de cortar pernas cabriolet no torno pode ser uma abordagem mais simples e mais rapida, por nao necessitar a confeccao de gabaritos ou modelos, nem complexas modelagens. Muito possivelmente algo a ser considerado, especialmente em projetos envolvendo pernas mais curtas, me parece.

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