sábado, 5 de outubro de 2013

Cadeiras em reforma - I

As cadeiras que comprei ha decadas e servem `a mesa da cozinha salientavam-se, nas raras vezes em que as usava para sentar, pelo pobre, pauperrimo conforto. Devido `a construcao pelo chamado "modo miguelao", apesar da boa madeira ja haviam necessitado alguns reparos, ja que as emendas feitas com pregos haviam falhado algumas vezes; mas os reparos nunca haviam consistido em nada alem de refazer as emendas, nao envolvendo qualquer alteracao na estrutura ou design.


Ha uns dias, sendo mais uma vez forcado a levantar de uma delas por puro desconforto, pensei se poderia melhorar seu comodo, ou se talvez faria um outro par de cadeiras para substitui-las. De cara, a excelente qualidade do cedro gaucho com que foram construidas falou mais alto e decidi investir em uma reforma, ao inves de em uma substituicao...

Analisando a ergonomia do design, salta aos olhos o desconforto se origina de o unico apoio para as costas ser aquela barra horizontal que se situa aproximadamente na altura das espaduas, um pessimo ponto para apoiar as costas. Ahi, lembrando quao confortaveis sao as cadeiras em que ha apoio para a base da coluna (aquela concavidade que temos bem no pe das costas), achei ficariam muito mais confortaveis com um apoio naquela altura.


Utilizando uns restos que ainda tinha de louro gaucho, cortei duas ripas iguais com um tamanho que me pareceu compativel, tracei  umas curvas que cortei em uma delas na serra de fita e entao transferi o tracado para outra e igualmente a cortei. Desenhei em ambas umas marcas de modelagem e modelei uma utilizando grosas.



Acertei na serra de mesa a largura da ripa para se encaixasse certinho nas laterais da cadeira, acertei a posicao sentando e, posicionando o suporte para que se situasse exatamente no ponto de apoio ideal. marquei o topo em uma lateral. A seguir utilizando a furadeira manual a olho abri de cada lado tres furos, com rebaixo, para os parafusos.


Coloquei e aparafusei o suporte no lugar e voltei a sentar para testar. A mudanca foi do dia para a noite; a cadeira com o apoio para a base da coluna tornou-se realmente confortavel.


Confirmado a correcao fora efetiva, desaparafusei e removi o apoio e com uma lixa grossa removi o acabamento das laterais nas areas de contato com o novo apoio. Nessas areas, e nas pontas dos apoios, apliquei cola PVA e voltei a recolocar e parafusar o novo apoio no lugar.


Evidentemente, a seguir repeti o mesmo processo para moldar, posicionar e fixar o outro apoio na outra cadeira.

Finalmente, como medida de seguranca — que Seguro morreu de velho abracado com a Dª. Prudencia, mas Desconfiado ainda esta vivo — resolvi aplicar uns grampos nas emendas ate a completa secagem da cola.


E nisso estamos...


Com a cola seca, a proxima etapa sera refinar a modelagem, lixar (argh!) tudo e aplicar acabamento. A seguir, aqui neste batcanal...

Nenhum comentário:

Postar um comentário