quarta-feira, 25 de maio de 2011

Tupia na mesa — A Guia


Usa-se uma guia na mesa de tupia para efetuar-se cortes retos.

Pode ter uma construcao extremamente simples, nada mais que uma mera ripa de compensado fixa ao tampo por grampos, ou pode ser um engenho altamente complexo. Tudo pode variar — e de fato parece haver um projeto diferente de guia para cada construtor, industrial ou privado — mas, alem de uma fixacao rigida quando em uso, dois fatores serao sempre essenciais e mandatorios na guia: sua face deve ser absolutamente reta, e em perfeito esquadro com o tampo.

A distancia da guia `a fresa e' um dos dois parametros ajustaveis na mesa de tupia (o outro sendo a altura da fresa acima do tampo) e determinara a profundidade do corte no eixo horizontal. Uma fixacao firme garantira essa distancia permaneca imutavel durante todo o(s) corte(s). A guia deve ser absolutamente reta para que igualmente o corte saia absolutamente reto. E em perfeito esquadro com o tampo quer dizer perfeitamente paralela ao eixo da fresa, assegurando um corte exato e repetivel. Isso e' o essencial. O resto sao detalhes.

Mas, ja se disse, o inferno esta nos detalhes...

Uma guia extremamente simples como aquela guia ilustrada na foto acima com certeza sera efetiva, capaz de bem atender a consideravel parcela dos inumeros procedimentos que podem ser realizados em uma tupia de mesa. So que uma consideravel parcela nao e' tudo. E alem disso ela e' falha no quesito repetibilidade; uma vez modificada a distancia daquela guia `a fresa, sera muito dificil voltar `a distancia anterior com precisao significativa. E se uma certa imprecisao pode ate ser relevada em certos usos, em outros pode ser um problemao...


Por isso, para ampliar-se o leque de procedimentos passiveis de ser efetuados na tupia de mesa e tambem a precisao de seu posicionamento, a guia foi sendo modificada nisso e naquilo, recebendo acessorios aqui, implementos ali, adaptacoes acola.

Se e' certo nenhum sistema de guia podera clamar possa fazer TUDO — ate porque varios procedimentos em tupia de mesa sao feitos SEM guia — muitos usuarios e diversos fabricantes tem procurado desenvolver sistemas os mais completos possivel, como o Super Sistema LS da INCRA (http://goo.gl/f5WVI) ilustrado na foto ao lado.


A versatilidade da tupia e' enorme, a variedade de operacoes que podem ser feitas com seu uso, imensa. No que tange a como configurar uma guia, o complexo equilibrio entre custo, simplicidade, capacidade operacional e facilidade de uso havera de ser como sempre equacionado, primeiro pelas necessidades funcionais, depois pelo engenho criativo, e entao pela capacidade de compra do usuario.

3 comentários:

  1. onde comprar esta tupia com a mesa

    ResponderExcluir
  2. onde posso compra esta tupia com a mesa estou precisando meu e-mail é paulopandolfi2011@hotmail.com cel-14-997388185

    ResponderExcluir
  3. E' preciso procurar para achar. O tio Google pode dar uma primeira mao...

    ResponderExcluir