segunda-feira, 7 de abril de 2014

Aprender copiando... 2

Naturalmente, o projeto da mesinha 'copiada' tinha de iniciar por aparelhar e dimensionar as madeiras. Como consegui obter duas madeiras que nunca havia utilizado antes — roxinho e maracatiara — foram as que resolvi empregar.



`A esquerda a maracatiara e `a direita o roxinho nas fotos; as pecas foram aparelhadas utilizando a serra de fita para desdobrar, e entao desempenadeira, desengrosso e serra de mesa.


As dimensoes foram determinadas no 'olhometro', hehe...



Os sarrafos de roxinho, os futuros pes da mesinha, receberam entao as primeiras modelagens.


Na serra de mesa, primeiro utilizando um dado blade set foram feitos os rebaixos escalonados da elevacao em dois lados adjacentes (os interiores) da parte inferior dos pes,





e entao os outros dois lados restantes (os exteriores) foram afunilados em direcao ao topo, utilizando uma lamina comum e um jig.



Adicionalmente, os 'degraus' formados entre os rebaixos na parte inferior dos pes foram, utilizando uma plaina manual, transformados em rampas a ~45°. A seguir, as taboinhas para formar a 'saia' da mesa foram dimensionadas, e selecionei e aparelhei um pedaco de louro gaucho para formar a estrutura do tampo quando for a hora. Todos reunidos na imagem abaixo:



O proximo passo foi marcar e, utilizando tupia inicialmente e entao formoes e serras manuais, cortar as furas e espigas para encaixar as 'saias' no topo dos pes, que e' onde estamos.

-- oOo --

O processo todo da construcao vem sendo extremamente demorado. As razoes, fundamentalmente porque o "como fazer" vai sendo desvendado na medida em que as coisas estao sendo feitas; como gosto, nao existe um projeto, apenas uma ideia que vai tomando corpo, e isso significa que cada passo tem de ser imaginado e analisado antes de ser posto em pratica.

E nisso — claro! — varias coisas dao errado, na pratica.

Nao pretendo aborrecer meus sete fieis leitores com uma tediosa lista de todos os incontaveis erros que cometi e ainda vou cometer no processo. Apenas aponto sao esses tantos erros, pelo menos na minha sempre desconsideravel opiniao, talvez o mais importante mecanismo no aprendizado, tanto do desenvolver-se um design, como do uso de diferentes ferramentas na execucao das montagens. A cada erro cometido, vem a licao de por que ocorreu, como evita-lo e, importantissimo, como corrigi-lo...

Alias, sempre que possivel prefiro, ao inves de refazer uma peca onde pratiquei uma besteira, tentar um conserto, e manter esse conserto como uma cicratiz de batalha, digamos, uma testemunha ajudando a manter mais viva a memoria da licao.

Como alias foi e e' o caso justamente da emenda retratada ali em cima. Se repararem bem (clicar as imagens abre uma pagina mostrando todas em alta resolucao), bem do lado da fura ha um reparo colado: em funcao de ter posto o lado errado da peca contra a guia da tupia, eu havia rasgado a fura errado, o que so constatei depois da cag, digo, do feito. Possivelmente levaria menos tempo e daria menos trabalho refazer o pe, mas preferi toda a encrenca de acertar e colar um 'bacalhau' para encher o buraco, depois de seco acertar tudo com serra e plaina manuais para entao voltar a cortar a fura, agora no lugar certo:

As setas apontam o 'reparo' colado para, literalmente, tapar o furo

Nenhum comentário:

Postar um comentário