sábado, 12 de abril de 2014

Aprender copiando... 3





O passo seguinte na construcao da mesinha no estilo Greene & Greene foi modelar, primeiro as 'saias' e entao as travessas entre os pes. O design foi criado em um programa de desenho no computador e impresso em papel que foi entao devidamente colado nas madeiras, e o cortes feitos na serra de fita e na tico-tico de bancada.

Na foto `a esquerda, os moldes impressos aplicados com cola e iniciados os recortes nas 'saias'.





Alem dos recortes, as saias receberam ainda um rebordo aderido com cola na sua linha inferior.

Na foto, colados os moldes para os quatro rebordos, prontos para recortar.


Os rebordos ja recortados foram entao colados na linha inferior das 'saias', como se pode ver ahi na imagem `a esquerda.

-- oOo --


O proximo passo foi recortar as travessas para serem colocadas entre os pes laterais da mesinha. Utilizado o mesmo metodo de criar o design, imprimir em papel e entao cortar na madeira, o resultado se ve na imagem abaixo:


Tao logo recortadas, constatei as espigas nas travessas resultaram muito pequenas, demasiado delicadas; nao apenas ficaram muito frageis, como cortar as furas para elas seria problematico, necessitando um mini-formao que nem tenho. Optei por simplificar, serrei fora as espigas e resolvi fazer a fixacao utilizando parafusos (algo bem compativel com o estilo G&G, diga-se).


A proxima etapa foi cortar uma viga para unir as travessas, para enrigecer a estrutura dos pes.

Na imagem `a esquerda ve-se os pes, com a seta vermelha apontando um dos parafausos que entraram para substituir o encaixe espiga-e-fura e,`a direita, as travessas ja furadas para receber os parafusos e unidas pela nova viga com um encaixe espiga-e-fura passante.

Com essas pecas ja modeladas e os encaixes aprontados, foi possivel entao efetuar-se a primeira montagem seca da base da mesinha:



Utilizando entao a porcao frontal da 'saia' do movel, hora de fazer uma gaveta...

As laterais e o fundo foram dimensionados, os encaixes foram cortados quadrados, em 'caixa' (box joint), obedecendo o estilo G&G. Para o fundo, uma prancha utilizando retalhos. E entraram em acao cola e grampos...



Enquanto secavam as colagens, aproveitei para criar e aplicar uma modelagem para aquela viga entre travessas mencionada acima, que me pareceu estava destoando um pouco do estilo geral da mesa. O resultado e' o que se ve na imagem `a direita.


Secas as colagens, a prancha para o fundo da gaveta foi devidamente planeada, dimensionada e recebeu rebaixo em tres cantos, de forma a entrar bem justa na 'moldura' dos lados da gaveta. Isso feito, cola e grampos aplicados e... pronta a montagem da gaveta:




Foram entao cortadas e aplicadas, com cola e parafusos, guias na porcao interna das laterais das 'saias' da mesa por onde devera deslizar a gaveta — apos receber um rasgo em suas laterais, provavelmente o proximo passo da construcao...


-- oOo --


E assim, ao final de praticamente duas semanas de suores e labores, eis o que ha para mostrar:


O que talvez ajude a entender por que moveis mais elaborados em madeira macica ocupem tao estreito nicho em nosso mercado atual...


Nenhum comentário:

Postar um comentário