terça-feira, 3 de maio de 2016

O terceiro companheiro - na parede

Para a montagem da porta para o terceiro, e ultimo, companheiro do balcao das cavilhas optei por um processo bem simples — um rebaixo de meia madeira colado a ripinhas de meia espessura, digamos assim — algo semelhante a como mais usualmente se faz uma cerca, hehe. O resultado pode ser visto ahi na imagem `a direita, a colagem pronta e reforcada com milicavilhas (estas em funcao dos veios cruzados na area de colagem), aguardando as lixas.

Aguardando ficou par de horas.

Explico: eu havia inciado o processo da montagem da porta, evidentemente, por dimensionar as pecas. A ideia a seguir era cortar os rebaixos na serra de bancada, uma barbadinha. Porem havia me passado desapercebido um detalhe: a empresa de energia havia programado uma manutencao preventiva para aquela manha. Resultado? Luz cortada, claro, logo apos o primeiro corte. Nao querendo abandonar o projeto por tao pouca causa, encarei o processo todo manualmente, eu, minhas dozukis, o shooting board, par de plainas, uma furadeira e as milicavilhas. Tudo pronto, colado, reforcado, a cola seca... e a luz ainda demorou par de horas para voltar. E, convenhamos: eu ate encaro partir para a pura marcenaria desplugada quando necessario, sim. Mas lixar? Ah, nao! Ahi e' muita judiaria...



Quando a luz voltou... hora da vinganca!

Lixadeiras, tupia, mini retifica (para remover os queimados da tupia), parti para cima da porta com tudo o que tinha disponivel e cabivel em termo do maquinas, hehe. Muita polvadeira e ruidama depois, havia chegado ao estagio demonstrado na imagem acima `a direita, toda a maldita funcao das lixas concluida e a peca colorida pelo banho de cupinicida.

Seco o veneno, a peca foi levada para a frente da carcaca para conferir o dimensionamento e, claro, tirar uma temperatura da futura cara que teria o movel pronto...


Observando as imagens que havia colhido e apos uma consulta ao travesseiro, a porta foi serrada ao meio na largura, recebeu um aplique de cedro no centro e entao duas demaos de oleo de tungue como preacabamento.




A seguir o movel todo recebeu inumeras demaos de goma-laca decerada e clarificada (para nao alterar muito a cor) e entao ferragens, duas demaos de cera domestica e vidros, ficando pronto para a parede.

Com dois parafusos foi fixada uma barra de pinho onde apoiar o movel por baixo e, em cima, a pequena barra foi igualmente aparafusada e o movel estava fixo. (Detalhe interessante talvez, o espaco para acessar a barra superior fica, como pode ser visto em imagens na postagem imediatamente anterior, coberto por uma chapa de caixeta aparafusada — resultando assim, para quem aprecia essas coisas, um "compartimento secreto" no topo do movel.)




Completo o triptico sobre o balcao, ahi abaixo uma visao de como ficou o conjunto.

Possivelmente alguem pensara, ou dira, e eu concordo, ficou um pouco atravancado; talvez o aspecto com o espaco central vazio fosse mesmo mais atraente. Mas o fato inescapavel e' o terceiro companheiro, mais do que um adorno, esta ali por necessidade, para alojar as pecas que antes ocupavam o armario bichado que foi removido e esse conjunto agora substitui.



Alias, com isso, a conclusao do terceiro companheiro, minha batalha de remover e trocar todos os moveis com cupins na casa foi afinal vencida.

Vamos ver por quanto tempo, hehehe.


6 comentários:

  1. Batalha vencida, diga-se de passagem com LOUVOR.
    Ass.Guidowood

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quanto ao louvor nao sei, mas suor... oh, sim, com certeza, hehehe.

      Grato pela sempre bem-vinda forca, tche Guido.

      Excluir
  2. Maravilha...!!!
    Conjunto muito bacana.
    Nada como apreciar algo que saiu das próprias mãos.

    Adoro esta sensação.

    Sérgio Antonio (do tempo dos seis leitores).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico contente tenhas gostado, Sergio Antonio, e possas compartilhar da sensacao da coisa feita.

      E grato, e muito honrado, pela continuada companhia e participacao.

      Excluir
  3. Eu até já tinha me esquecido do espaço vazio. Somente me lembrei com o término do texto. Pra mim a coisa funcionou muito bem. Cada um com a sua independência, disputando a cena, hehe.
    A aplicação do Cedro ficou bem bacana, impressionante como essa mistura nos detalhes pode fazer tanta diferença.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bueno, para o meu gosto mau nao ficou, hehe, mas salientemente denso, digamos assim. Mas era inevitavel: eu precisava do espaco de qualquer jeito.

      Esses apliques surgem de estalo, a todo momento, e frequentemente funcionam, uma das principais razoes por que nao gosto do gesso do projeto previo.

      Excluir