quarta-feira, 15 de abril de 2015

Nova mesa da cozinha toma jeito

Confirmada a estabilidade dos pes de pinus cortados 'na postagem anterior', a primeira decisao foi escolher o tampo para a nova mesa para a cozinha.

Resolvi utilizar uma prancha de grapia, ha uns bons tres anos 'repousando' no meu anexo. Examinando a dita prancha, constatei apresentava consideravel empeno longitudinal em dois pontos, e daqueles que nao se consegue resolver com umas passadas na desempenadeira. Nao querendo desprezar boa madeira, resolvi tentar retificar cortando-a em dois segmentos, ensopando as regioes afetadas com agua e aplicando pressao com grampos forcando um, mm, antiempeno, uma curvatura no sentido contrario `a que ocorrera naturalmente. Vinte e quatro horas desse tratamento e a prancha pareceu responder satisfatoriamente.



Como alguma deformidade residual ainda persistiu, resolvi colocar as zonas mais encurvadas uma contra a outra e, aplicando umas pranchinhas de compensado 10mm para forcar a anticurvatura, apliquei grampos nos pontos onde mais acentuada a curva e — tal como se ve na imagem `a esquerda, as setas vermelhas apontando as pranchinhas de compensado — deixei ficar, bem espremido. E' como vai ficar ate a base da mesa estar pronta, e ahi... vamos ver.


Quanto `a base, aparelhei e dimensionei umas taboas de pinho para fazer as saias, cortei furas com formao e formei as espigas usando a serra de bancada e a de fita. Fiz a montagem seca para acertar os detalhes e iniciei a colagem pelas laterais, mais curtas.


Na foto abaixo, a base com as laterais ja coladas e com frente e fundo encaixados, mas ainda nao colados...


Estava contemplando justamente isso ahi, pensando se nao havia deixado algo melhor de ser feito antes de colar e tal, quando meu separador de orelhas, sempre um criador de casos, lancou a pulga: "Nao seria bom umas gavetas?"

Droga!

Certamente, por trinta e tres razoes e um terco seria bom umas gavetas! Mas por que esse maldito so foi me apontar isso nessa hora? Tivesse me tocado antes, e teria feito uma montagem com as devidas facilidades para colocar gavetas. Agora?...

Deixando de lado os detalhes sordidos, o resumo da opera e' que parei tudo e passei um dia e meio matutando sobre esse e aquele jeito, vantagens, desvantagens, qual a melhor maneira de colocar gavetas na mesa, preferivelmente sem perder material...

Acabei optando por fazer aberturas para as gavetas na saia da frente, com a ticotico manual, e aplicar um sistema de quatro trilhos laterais por onde as gavetas se apoiarao atraves de um rasgo em seus lados. Nas laterais, os trilhos serao fixados aos pes. No centro, na parte frontal se apoiarao em encaixes e, no fundo, em furos passantes, abertos com formoes. Para reforcar a saia frontal, enfraquecida pelos furos, uma barra de pinus na parte superior e uma fina tira de muracatiara na inferior, alinhada com ajuda de milicavilhas (sim: palitos de dente). Como, espero, pode ser visto nas imagens acima (que, como sempre, clicadas podem ser vistas em maior resolucao).

Ahi entao, foi finalmente hora de montar...



E nisso estamos...

-- ooOoo --

Adicional:

Tendo removido a peca dos grampos, serrei os excessos, coloquei os trilhos laterais e consolidei as emendas. Faltando apenas a colocacao das cantoneiras onde se apoiara o tampo, a montagem da base da mesa esta concluida...





















Falta ainda o armarinho que ficara incluido na mesa, as gavetas e entao o tampo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário