domingo, 2 de junho de 2013

Valete IV

Apesar das interminaveis implicancias do velho Pedro, consegui terminar o valete...










As travessas foram emendadas nas laterais com parafusos. Depois de devidamente lixadas as pecas ate grana 220 soprepus as laterais o mais exatamente possivel e fiz furos passantes onde queria colocar as travessas. Nas travessas, uma vez dimensionadas, fiz furos guia utilizando as proprias marcas de centro do torno. Ahi foi so colocar um pouco de cola nos furos guias e aplicar os parafusos.














Uma vez montado o valete, apos nova lixagem de ajustes escureci com uma demao de cupinicida pigmentado (Jimo® marron) e apos apliquei tres demaos de goma laca com cera procurando uma aparencia de movel usado, para combinar com os outros moveis do quarto.




E assim ficou a obra, concluida e em uso:


4 comentários:

  1. Superlegal, gostei...vai me incentivar a montarum para mim porém sem as curvas pois não tenho máquinas para tal
    Luiz Motta

    ResponderExcluir
  2. Para as curvas, na falta de uma serra de fita pode-se usar tico-tico, manual ou eletrica. Certamente as curvas adicionam um consideravel complicatorio para cortar-se os malhetes, mas e' ahi que esta a graca da coisa, hehehe...

    Boa sorte no seu projeto, Luiz; fico-lhe muito grato pelo comentario.

    ResponderExcluir
  3. Minha mulher vive me pedindo para eu fazer algo parecido, mas ainda não tive o famoso tempo, talvez essa sua idéia me inspire a fazer um igual.
    Ass.Guido

    ResponderExcluir
  4. Se alem de mim, o projeto servir a mais alguem... altos lucros!

    A proposito, as laterais sem linhas retas obrigam a uma nova aproximacao para cortar furas e espigas. Chato ou estimulante, questao de otica, hehe.

    ResponderExcluir