quarta-feira, 26 de junho de 2013

Acessorios para bancada — III

(lembrando que, como sempre, clicar as imagens abre copias com maior resolucao quando disponiveis)

O terceiro acessorio para bancada que construi aproveitando o "recesso de inverno" e' de uma outra estirpe. Enquanto os dois acessorios antecedentes aparentemente tem suas origens no seculo XVI (ou XVII, ha controversias), este e' mais recente; os primeiros relatos de seu uso situam-se por meados do seculo XIX, inicio do sec. XX, embora haja quem diga que so comecaram a adquirir popularidade com o advento das plainas de corpo metalico, nos mil oitocentos e sessenta e poucos. Sim, porque mais do que um acessorio para bancadas, esse e' um acessorio para ser usado com plainas — para apurar bordos, tanto os de veios longos, como os topos de veios curtos. E, ao contrario dos dois que apresentei nas postagens anteriores, dedicados fundamentalmente a melhorar/facilitar a pegada de mao, esse e' um instrumento de precisao.

Como o bench hook, igualmente desconheco seu nome em portugues, se existe. Entao vou usar o termo ingles: shooting board.


Tem fundamentalmente dois usos principais.


O primeiro e' remover irregularidades dos bordos. Mais comumente as marcas deixadas por serras, como ilustrado nas fotos `a esquerda, mas qualquer especie de irregularidades, incluindo mesmo as deixadas por plainas, manuais ou eletricas, como desempenos e desengrossos. A intencao — e o resultado — e' obter-se um bordo absolutamente reto e absolutamente regular, lisinho.


O outro uso mais comum e' obter-se angulos exatos. O mais frequentemente desejado e' o esquadro, o angulo reto; e com o instrumento devidamente setado e' o que se consegue com muito boa precisao. Mas de diferentes formas e' possivel setar quaisquer outros angulos, mais comumente a meia-esquadria, o angulo de 45°, e igualmente obte-los, consistentemente e com muito boa precisao. E isso em qualquer dos bordos, longo ou de topo.



Mas melhor do que ler dos diferentes tipos construtivos e acessorios para shooting boards me parece dar uma olhada no video ahi abaixo. Em ingles, como desgracadamente e' a regra, trata-se de uma revisao, feita por Mr. Shannon Rogers, do Super Chute 2.0, um modelo completissimo de shooting board construido por Mr. Tico Vogt, mas tendo a vantagem de comecar por uma consideravelmente ampla e didatica descricao de modelos e usos desse intrumento:




Em tese, qualquer plaina com o lado em esquadro com a sola pode ser usada em um shooting board. Mas — a testemunhar quao frequente e quao pesada a utilizacao do acessorio nos paises mais adeptos `as artes da marcenaria — praticamente todos os fabricantes de plainas, de corpo de madeira inclusive, mas principalmente os que as construiam e constroem com corpo de ferro, tem um ou mais modelos desenvolvidos e criados especificamente para serem empregados em shooting boards, geralmente denominados, em ingles, mitre ou miter planes e shooting planes, como por exemplo essas duas ahi abaixo, baseadas nos modelos classicos de Norris do final do seculo XIX e nitidamente adaptadas para serem usadas de lado, em um shooting board.


No inicio do seculo passado a Stanley Tools, adquirindo o uso das patentes e popularizando os modelos de plaina inventados por Mr. Leonard Bailey, transformou-se na maior fabricantes de plainas da Historia. E, claro, desenvolveu sua shooting plane.

Stanley® combo, #51 + #52 



Alias, nao apenas sua shooting plane, como tambem seu shooting board metalico, os modelos #51 e #52, cuja producao cessou nos anos 40 do seculo passado, mas ainda hoje cobicados por marceneiros e colecionadores mundo afora.

LN No. 51 Shoot Board Plane































E cobicados nem tanto por sua raridade como por sua otima usabilidade. Tanto e' assim que a empresa americana Lie-Nielsen desenvolveu recentemente sua replica, com melhoramentos, dessa plaina Stanley, a LN No. 51 Shoot Board Plane — vendida hoje nA Matriz pela bagatela de U$500!

(Nao, a empresa ainda nao fabrica o shooting board metalico, No. 52, mas afirma estar nos planos para breve. Sinta-se livre para imaginar por que preco sera colocado no mercado, hehehe.)

Mas se voce acha que a Lie-Nielsen esta exagerando nos precos, acredite: voce esta muito enganado. Os fabricantes artesanais de plainas, produtores de verdadeiras joias, como Mr. Philip Marcou na Nova Zelandia e Mr. Karl Holtey na Inglaterra (este, o "Pai de Todos"), eles tambem produzem plainas para uso em shooting boards. So que o custo ahi vai a varios milhares de dolares...

Holtey A11 Mitre Infill Plane

Marcou M12 Bevel up Mitre plane

Bom, nao sei voces, meus sete fieis leitores, mas esses argumentos me levaram inescapavelmente `a conclusao eu simplesmente TINHA de construir um shooting board para mim. E foi o que fiz. Utilizando, claro, o metodo simples, cola, parafusos e restos de madeira — inclusive um pedaco de MDF!

/>
Mesmo sendo de construcao simples, e' um instrumento de precisao e portanto certos angulos e' melhor estejam no esquadro:



Tudo montado e conferido, e' hora de passar a plaina, com corte fino. A lamina ira cortar apenas ate a fundura do corte; a parte lateral da sola restara encostada no batente e nao permitira a lamina ir mais fundo.


E, nisso, o shooting board esta pronto para o uso...

Nenhum comentário:

Postar um comentário