segunda-feira, 24 de junho de 2013

Acessorios para bancada — I

Ha diversos uteis acessorios para emprego em bancadas de marceneiro que vem sendo utilizado literalmente ha seculos em paises com tradicao em marcenaria mas que por razoes que nem vem ao caso sao pouco conhecidos, ou mesmo desconhecidos pela maioria aqui por pindorama.

Aproveitando o que chamo "recesso de inverno" — quando o frio e a umidade, mm, convidam a adiar-se  projetos mais extensos — decidi construir alguns desses simplissimos implementos para meu uso e pensei talvez algum dos meus sete fieis leitores pudesse igualmente encontrar uso para as geringoncas.

E ja ao iniciar o relato do que seja e como usar o primeiro desses centenarios ajudadores me deparo com o primeiro problema: nao sei como se chama em portugues. Se alguem souber, eu ficaria muito grato pela informacao, mas ate entao vou utilizar mesmo a nomenclatura em ingles: bench hook.

Extremamente simples e faceis de construir, utilizando restos de madeira, sao extremamente uteis. Esse video ahi abaixo mostra Mr. Roy Underhill apresentando para comeco de conversa varias das principais utilidades do acessorio como usualmente montado e entao, sendo Mr. Roy Underhill, passa a um projeto historico.

O video infelizmente e' em ingles (como e' regra, muito infelizmente), mas imagino mesmo quem nao entenda o idioma podera se beneficiar assistindo `as imagens.


Da minha parte, optei pelo metodo simples e fiz dois bench hooks com uns restos de compensado, cedro e pinho, fixando as partes com parafusos e um pouco de cola. Fiz entalhes para cortes a 90° e a 45° e, como uso praticamente sempre serrotes japoneses, priorizei o posicionamento para serrar puxando, embora os acessorios possam perfeitamente ser utilizados igualmente para serrar empurrando:


Obviamente os bench hooks, alem dos usos apresentados, tem inumeros outros, principalmente visando proteger o tampo da bancada, para furar, cortar, lixar, acabar pecas, entre outros.

Uma demonstracao desses outros usos levados a um extremo e' o exemplo ilustrado abaixo.
Mr. Peter Follansbee constroi apenas utilizando tecnicas do seculo XVII; adora empregar machadinha para modelar suas pecas. Afilando cavilhas com machadinha em seu bench hook obteve esse resultado ahi...


Problema nenhum, na verdade. Alem de muito uteis, esses acessorios sao facilmente substituiveis...

Nenhum comentário:

Postar um comentário