terça-feira, 25 de junho de 2013

Acessorios para bancada — II

O segundo dos acessorios seculares de bancada que construi aproveitando o "recesso de inverno", na verdade eu ja havia construido: Uma morsa de dois parafusos, cujo processo construtivo inclusive relatei em uma postagem anterior.



Agora no entanto construi uma versao menor, mais portatil digamos. Utilizado ja em meados do seculo XVII esse acessorio, especialmente nessa versao em tamanho reduzido, e' referenciado como sendo muito util para posicionar pranchas de forma a possibilitar trabalhar seus lados, tanto os de fibra longa, como os de fibra curta (topo).

De fato, mesmo solta sobre a mesa a pequena morsa de dois parafusos permite colocar-se tabuas de pe apoiadas em um lado, como mostrado nessas fotos ahi ao lado, como igualmente permite se coloque taboas em pe verticalmente, apoiadas no topo, como se pode ver nas fotos mais abaixo.





Alem desse valioso auxilio no posicionar pecas, a pequena morsa certamente oferece ainda muitas outras utilidades como, por exemplo, pode ser utilizada como um — muito potente! — grampo.

Leve, pequena, extremamente portatil, extremamente util, e extremamente simples de construir com sobras. Uma mao na roda!



-- oOo --


O unico inconveniente e' o fato de utilizar parafusos de madeira, e parafusos de madeira terem-se tornado uma raridade, uma arte em extincao aqui por pindorama. Obviamente, nada proibe se utilize barras rosqueadas e porcas, apesar do passo mais fino da rosca poder tornar a operacao da morsa um pouco mais demorada. Tampouco nada proibe se utilize a criatividade para contornar o problema, hehe.

(Alias, num colateral, descobri esses dias uma tecnica para construir parafusos de madeira com qualquer diametro, e com qualquer passo de rosca desejado. Quem sabe uma vertente para abordar em futuras postagens?...)

4 comentários:

  1. Beleza de trabalho Paulo, faz uns parafusos em madeira pra que possamos aprender também, heheh


    ResponderExcluir
  2. Grato pela forca, vangodias.

    Quanto a fazer parafusos de madeira, nao tem misterio nenhum. So precisa os jigs e brocas adequados e um torno. Como comentei em
    http://marceneiro-emcasa.blogspot.com.br/2013/02/construindo-uma-morsa-de-dois-parafusos.html

    ResponderExcluir
  3. Adorei o post, a muito namoro um woodthreading desse mas sempre fico na indecisão de qual diâmetro comprar e acabo comprando algo pro torno rsrs, vou aguardar este post sobre qualquer diâmetro, este muito me interessa, abraço e sucesso no blog

    ResponderExcluir
  4. Grato pelo comentario, e fico contente a postagem tenha lhe agradado.

    Quanto a postar tecnica de construir parafusos... Esta em estudos, hehe.

    ResponderExcluir