sábado, 10 de março de 2012

Calibracoes, regulagens et cœtera — Plaina Desempenadeira - FACAS I

Quando se trata de trabalhar com madeira macica, ou tudo comeca pela plaina desempenadeira, uma invencao em vias de completar dois seculos de existencia, ou acaba mal...

Muito ja se escreveu sobre essas maquinas e, para quem tiver interesse em melhor informar-se sobre elas eu recomendaria, como sempre, utilizar os variados recursos que o titio Google e outros nos disponibilizam na Teia. Um bom comeco talvez, para quem tem algum dominio da lingua inglesa ou tradutores, uma espiadela neste link.

A intencao aqui nessa postagem (e nas proximas) e' focar em informacoes sobre manutencao, calibracao e regulagens dessa maquina indispensavel. Como ha uma consideravel variedade de modelos e implementacoes, a ideia e' manter uma abordagem geral, inespecifica, embora inescapavelmente baseada em minha experiencia e preferencias pessoais.

A mais frequente tarefa de manutencao de uma desempenadeira e' trocar — e, por corolario, afiar — as facas.
Quanto melhor afiadas estiverem as facas, melhores e mais precisos resultados se obtera no uso da maquina. Para mante-las afiadas no dia-a-dia apregoa-se um sem-numero de jigs e taticas. Por exemplo entre os mais simples (e nao exatamente recomendavel), utilizar uma lixa fixa a um bloco bem plano e, travando o cilindro para imobilizar a faca, aproveitar a propria mesa da maquina como guia e usar a lixa para assentar o fio. Um outro exemplo e' demonstrado nesse video:




Afora jigs criados na oficina, ha ainda um razoavel numero de produtos comerciais disponiveis (como este da Veritas® mostrado ao lado) para "sentar" o fio das facas e prolongar seu uso habil por um tempo maior antes que necessitem realmente ser afiadas. Sim, porque embora essas taticas realmente possibilitem prolongar o uso das facas, como qualquer lamina elas eventualmente necessitarao uma afiacao em profundidade para refazer integralmente as geometrias, remover dentes, etc.

Para funcionar efetivamente, alem de muito afiadas as duas, tres, quatro, quantas laminas sejam ocupem o cabecote de corte da desempenadeira necessitam rigida calibracao e, para tanto, necessitam um fio absolutamente plano, reto, sem ondulacoes, entortamentos, concavidades, convexidades, quaisquer curvaturas em quaisquer de seus planos — o que para todos os efeitos praticos e' impossivel de obter-se `a mao.

Essa afiacao, chamemos "corretiva", das facas usualmente e' feita em firmas especializadas em afiacao de ferramentas. No entanto, dependendo de comodidade, gosto — e principalmente de uma cuidadosa avaliacao de custo/beneficio, porque o fator "custo" sera certamente alto — existe disponivel uma variedade de maquinas e gabaritos que possibilitam afiar as facas em casa (disponiveis no mercado do planeta quero dizer, quase nunca em pindorama, infelizmente). Um exemplo e' apresentado nesse video de Mr. Matthias Wandel:


Ainda um outro tipo de jig e' o disponibilizado pela Tormek para utilizar em suas maquinas de afiacao resfriadas a agua, como demonstrado no video abaixo:

Vale tornar a salientar, alem de dificeis de encontrar esses equipamentos de afiacao nao costumam ser baratos, mas dependendo da "equacao", a conveniencia de poder afiar as facas quando (e so quando) quiser pode valer o custo.

E entao, uma vez bem afiadas as facas, e' preciso posiciona-las no cabecote e, cuidadosamente, calibra-las.
Coisa para a proxima postagem...

.

Um comentário:

  1. Paulobro, como comentei em meu post,tempos atras, a falta desta maquina é meu calcanhar de Aquiles na Xiloficina, vou estudando as afiações porque quando ela chegar ao menos sei ,ou penso que sei,afiar as lâminas.
    obrigado

    ResponderExcluir