quinta-feira, 9 de junho de 2011

Mais madeiras vagabundas

Problema usual em toda oficina, o acumulo interminavel de pecas, componentes, jigs, tralhas em geral, e o habito quase doentio de guardar tudo, de nao jogar praticamente nada fora (porque pelo Principio da Implicancia Natural das Coisas, o que se joga fora hoje amanha vai fazer uma falta danada, hehe), acabam gerando pesadelos de logistica. E, evidente, quanto mais coisas para guardar, mais espaco onde guardar se faz necessario porque, por exemplo, ter de catar um determinado parafuso na "pilha dos parafusos" e' um processo demasiadamente pouco eficiente.

Dai que, havendo um espaco vago em uma parede e em eu tendo uns retalhos bons de compensado dito naval de 10mm dando sopa, resolvi fazer um armarinho para a 'oficina', para reduzir um pouco a desordem, amansar um pouco o pesadelo, digamos assim... E entao, porque nao gosto nada da aparencia dos compensados que temos disponiveis por aqui, e porque achei que seria um exercicio interessante, resolvi tentar fazer com que o compensado ficasse invisivel, utilizando para face do movel os meus restos de madeiras vagabundas, ou seja,  cedrinho de terceira e pinus de palets. E mais, para dar ainda maior graca ao brinquedo, resolvi utilizar tambem as pecas arredondadas que eu havia feito como piloto para meu armario de banheiro e que estavam jogadas, sem uso.

Dadas as circunstancias — uso na 'oficina' — preocupei-me muito mais com os aspectos construtivos e de design, testando algumas tecnicas que so conhecia teoricamente, experimentando algumas 'invencoes', como diferentes maneiras de posicionar imas como fechos para as portas, e tive pouca, se alguma, preocupacao com acabamentos.

Evidente que se tivesse feito o armarinho para ser exibido em alguma peca mais, mm, social da casa, o capricho nos finalmentes seria outro. As madeiras seriam outras, nao deixaria manchas de cola, teria comprado dobradicas de tamanho compativel ao inves de usar o que ja tinha em casa e provavelmente as fixaria internamente ao inves de deixa-las expostas, teria lixado para bem alem de grana 80, nao teria limitado a protecao superficial a umas poucas demaos de cera... e por ahi afora. O que, claro, nao e' justificativa, apenas uma explicacao, hehe...

Mas no final, alem do consideravel aprendizado, especialmente para lidar com partes curvas, o que praticamente sempre exige o uso de ferramentas manuais, com muitas das quais estava ha tempos desfamiliarizado, achei que o design ficou ate interessante e, funcionalmente, o movelzinho ja esta sendo uma mao na roda, um consideravel facilitador.

Lembrando que, como sempre, clicar nas imagens encaminha para a imagem original, maior e de melhor qualidade, espero que essa minha nova exibicao de madeiras vagabundas nao lhes desagrade muito aos olhos...



Nenhum comentário:

Postar um comentário