quarta-feira, 1 de junho de 2011

As voltas que o mundo da

Atraves da historia muito poucos paises ocidentais poderao se comparar `a Inglaterra por seu amor `as artes e `a tradicao na marcenaria. Como filho de peixe peixinho e', entre outras tantas coisas A Matriz herdou de seus fundadores esse apego `as coisas de madeira, tanto que por la woodworker e' profissao muitissimo respeitada, a quantidade de marceneiros hobistas se mede em multiplos de centenas de milhares, e o mercado do ramo... Bom, digamos que e' o maior do mundo, e fiquemos por ahi.

Um mercado milionario, centenas de milhares de praticantes... Isso por certo nao passaria desapercebido `a turma do show business. Tanto nao passou que hoje — como ja mencionei em uma postagem anterior aqui mesmo no Marceneiro em Casa — o programa de maior audiencia da rede publica de TV (PBS) e' Antique Roadshow, com saliencia para seu segmento de marcenaria.
Norm Abram


E por falar em PBS, o maior hit da rede no segmento de marcenaria em todos os tempos foi, sem qualquer duvida, o The New Yankee Workshop, estrelando Mr. Norm Abram.


A comprovar sua alta audiencia, por vinte e um anos, vinte e uma temporadas o show foi transmitido. Televisao tendo o poder que tem, Norm virou intimo de todo mundo e superstar dos marceneiros, e embora a serie tenha sido encerrada pela aposentadoria voluntaria do protagonista em 2009, ainda hoje os episodios sao reprisados em inumeras retransmissoras da PBS e, inclusive, pela Internet no site http://www.newyankee.com/online.php.


Norm Abram e seu
Bonnet-topped Queen Anne-legged highboy
Uma das caracteristicas mais marcantes no estilo de praticar marcenaria de Mr. Abram era o uso, preferencial e intensivo, de maquinario e pouco (ou nenhum) emprego de ferramentas manuais. Sendo um personagem famoso, Norm tinha obviamente milhares, milhoes de admiradores e, igualmente obvio, milhares, milhoes de detratores. E, claro, enquanto seus admiradores aplaudiam seu estilo, os detratores caiam de pau; enquanto os partidarios da faccao 'moderna' da marcenaria (sobre faccoes, clique aqui) elogiavam a praticidade, a simplicidade e a facilidade de execucao de seus projetos, os adeptos da faccao 'classica' diziam, entre outras coisas, que ele nem era marceneiro, mas que meramente passava madeira pelas maquinas, era so um garoto-propaganda das industrias e lojas de maquinas que o patrocinavam, e por ahi afora. Quando em 2006 ele apresentou, ocupando excepcionalmente dois de seus programas, a construcao de sua versao da replica de talvez o mais afamado, e certamente um dos mais complexos, dos moveis classicos americanos (o Bonnet-topped Queen Anne-legged highboy), muitos da turma 'classica' ate deram o braco a torcer: afinal o cara ate que levava um certo jeito. Mas os mais ortodoxos certamente que nao: antes pelo contrario, lamentaram o sacrilegio. Normal...


Nem e' preciso dizer que enquanto Mr. Abram e seu NYWS reinavam, liderando as pesquisas de audiencia, uma corte de aspirantes ao trono batalhava por visibilidade. Entre eles ia-se salientando um certo jovem proselito ultra-ortodoxo da faccao 'classica'; adepto da Internet e seus recursos, ja tendo criado um forum e figurinha carimbada de varios outros, frequentemente divulgando video podcasts de seus trabalhos, bem apessoado, usuario habitual de camisetas justas para mostrar seu fisico sarado, conhecido pela alcunha T-Chisel (T-Formao).


Certamente nao contando entre seus defeitos a modestia, apregoava que nao fazia simplesmente moveis mas sim reliquias de familia para as geracoes futuras! Pregava aos quatro ventos a supremacia das ferramentas manuais sobre as maquinas; com tanta enfase que certa feita em um de seus podcasts na Rede jogou longe, como lixo, uma lixadeira excentrica afirmando que lixamento estraga os veios das madeiras, e o unico metodo aceitavel de acabamento para moveis e' com plainas e escariadores.


"T-Chisel" e sua
Serpentine Front Bombe Secretary
Tanto fez que foi desafiado, e topou o desafio de construir, utilizando recursos e tecnicas do seculo XVIII, uma replica de uma secretaria bombee Chippendale de 250 anos exposta em um museu de Rhode Island, avaliada em treze milhoes de dolares — documentando TODO o processo em video podcasts, os acertos e tambem os erros, sem edicao. Em um determinado ponto da construcao ele comete um erro e precisa remover toda uma secao do movel; mais de um mes de trabalho jogado fora, mas eventualmente — ao final de 82 episodios! — ele consegue terminar o projeto, vence o desafio.


Resumindo a historia antes que fique (mais) chata, eventualmente ele acabou assumindo seu nome real, Thomas J. MacDonald (embora ainda use o nome-de-guerra Tommy Mac), ampliou consideravelmente sua presenca na Rede (5.960.000 retornos se clicado seu nome no Google!) e seu The Rough Cut Show, de um podcast na Rede acabou virando um show de TV, com direito a site e tudo.


Sim, exatamente na PBS. E sim, sim, em 2010, exatamente em substituicao ao show de Mr. Abram.


Tambem previsivelmente, Mr. MacDonald nao apenas ostenta hoje em seus shows uma oficina com tudo o que ha de mais moderno em maquinas, fixas e portateis, como as opera rotineiramente (inclusive lixadeiras, hehe) em todos os seus projetos. O discurso, evidentemente, amaciou e embora eventualmente possa ate vestir uma saia justa ao responder certas perguntas quanto a afirmacoes do passado, o fogo proselitista certamente apagou. Normal...


E nao, nao creio que porque tenha como patrocinadores industrias e lojas de ferramentas eletricas.
Penso o tempo e' que ensina que, nao so em marcenaria, nao importa o jeito certo ou o jeito errado. As voltas que o mundo da acabam por ensinar a todo mundo que frequentemente o jeito certo hoje pode estar errado amanha. E o que importa e' acharmos o nosso jeito. O jeito melhor.