quarta-feira, 30 de maio de 2012

Em uso

Finalizado o acabamento — por ora pelo menos, ja que acabamento com cera leva umas boas semanas para 'sentar', como tambem as cores das madeiras levam uns pares de meses para escurecer ate sua tonalidade mais definitiva — a Arte moderna um tanto abstrata foi dada por concluida e posta em uso:




Na verdade essa foto ahi acima foi "montada", no sentido de as coisas adicionadas `a Arte moderna um tanto abstrata foram colocadas ali com a mera intencao de demonstrar qual sera seu uso. Nao fosse o Rmon ter-me socorrido com o nome muito mais sonoro e entusiasmante com que o batizou, eu teria chamado o movel pelo prosaico nome de "porta trecos", ja que a ideia e' utiliza-lo para esvaziar os bolsos na chegada e enche-los na saida de casa, podendo-se inclusive eventualmente emprega-lo como cabide para pecas leves. Razao alias por que em tempo devera ser colocado em uma mesinha no pequeno vestibulo em frente `a porta da casa — mesa que ainda preciso construir, hehehe...

Se nao poderia ter construido algo melhor, talvez mais bonito, ou mais util para aproveitar os retalhos de boa madeira? Possivelmente, sim. Mas alem do prazer de fazer sem planos ou medidas, ver a obra como se autocriando, o aprendizado em construir essa Arte moderna um tanto abstrata foi impagavel. A cada passo, experimentacao, processos que nunca ou muito pouco havia utilizado, solucao de problemas, adequacao de formas e — principalmente, e' claro — correcao de erros.

Se faria de novo? Com certeza! Provavelmente nao sairia algo nem parecido, hehe, mas esse e' um processo onde o que importa sao os meios, nao o fim.


Para finalizar, caso alguem ainda tenha paciencia, duas idiossincrasias (para nao dizer erros crassos) que 'brotaram' no projeto:
  • Posicao invertida nos malhetes em cauda de andorinha, na gaveta. Estava tao concentrado nos jeitos e metodos para fazer os malhetes `a mao e sem medir nada que troquei os fundos pelos lados...  Ficou muito estranho! Mas invisivel, hehehe...





  • Certamente nao invisiveis, produto de um pequeno erro multiplicado por 12,  mas felizmente nao muito perceptiveis, as grandes folgas entre algumas das pecas da base — que acabei optando por preencher com epoxi...




2 comentários:

  1. Salve Mestre,
    Isto que é coragem, destreza, criatividade e paciência; coragem pela audácia de sair da ¨padronização¨e ousar pela criatividade. Muitos só concebem suas artes seguindo a linha pré-determinada, obedecendo as regras sem ao menos ousar ficando tudo com a cara de que já vimos antes.
    Inventar, inovar e misturar retas e curvas, rústico e delicado, são para poucos.
    Estou aprendendo muito, tanto no conceito e muito nas aulas aqui expostas.

    Obrigado!

    Tadashi

    ResponderExcluir
  2. Fico contente de alguma forma lhe possa ser util, Tadashi. E muito grato pelo entusiasmado estimulo!

    ResponderExcluir