quinta-feira, 3 de maio de 2012

Eucalipto — acabado

Como o velho Pedro desde ontem `a tarde resolveu, talvez arrependido da implicancia, nos premiar com dias perfeitos, aproveitei para aplicar o acabamento que queria testar no gaveteiro de eucalipto...


Trata-se de Impergel®, uma resina PU incolor que como imagino se possa ver acima muito pouco altera a coloracao natural da madeira, embora igualmente tambem muito pouco acentue os veios ou ofereca aquela sensacao de profundidade tao caracteristica da goma-laca. Seca, a superficie resulta muito lisa, dando um brilho espelhado. Secou ao toque em aproximadamente 10 horas e alegadamente atinge sua cura total em 5 a 7 dias, quando se torna para todos os efeitos rija como azulejo. Tao resistente, o fabricante recomenda seu uso inclusive para pisos e cascos de embarcacoes, em contato direto com a agua.
  • Um detalhe que relato, mas nao assumo responsabilidades: O produto e' bicomponente e a quantidade que preparei foi algo excessiva. O fabricante declara nao se deve utilizar a resina apos 3 horas da mistura, mas como e' um produto caro, e afinal era um teste, eu resolvi guardar a resina ja misturada no congelador, a -18°C. Aparentemente, funcionou: permaneceu liquida e, aplicada a segunda demao 19 horas depois da primeira, secou normalmente. O restinho que sobrou tornei a guardar no congelador e vou testar amanha em um retalho qualquer. Como eu disse, fica a dica. Mas sem qualquer compromisso, hehehe.
Se de fato for isso tudo que se apregoa — e nao tenho qualquer razao para supor nao seja — essa caracteristica de alta resistencia certamente recomenda o uso dessa resina para pecas que ficarao expostas ao elemento ou que, como e' o caso, serao submetidas a, mm, maus tratos, manipulacao pesada. E, penso eu, e' sempre interessante dispor de um acabamento realmente incolor, que nao altere a cor da madeira.

No entanto a superficie muito brilhante, quase vitrea, so me agrada em circunstancias muito especiais, e aqui nao e' o caso. Por isso resolvi testar, e acho que com sucesso, um jeito de reduzir a intensidade do brilho: apliquei cera. Sem polir ficou quase fosco; com polimento deu para graduar o brilho ate um acetinado que me agradou. Na imagem abaixo, tomada justamente durante o teste, a face com o no recebeu cera, enquanto as laterais e as frentes das gavetas ainda nao...


E, nisso, dou o teste por encerrado. Em tempo, se surgirem quaisquer problemas com o gaveteiro ou seu acabamento eu certamente virei aqui relata-los para meus sei..., digo, sete fieis leitores.

Concluindo, a impressao que me ficou e' que eucalipto de carpintaria, sem selecao ou tratamentos ate pode ser utilizado para confeccionar-se moveis, mas implicando um custo em tempo e materiais que, pelo menos por enquanto, me parece supera a vantagem de seu preco mais barato em relacao a outras essencias mais amenas de se lidar.

.

2 comentários:

  1. È isso aí... sete leitores.. rss...
    Parabéns por mais esse trabalho, ficou muito legal mesmo. Sempre presto muita atenção aos seus ensinamentos e vídeos de referência. Um dia, sem pressa, vou tentar fazer algo próximo disso.
    Abraço.
    Eleandro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eleandro, muito grato pela fidelidade, hehehe...

      Se houver interesse em ver outros projetos por outros autores, e participar em uma troca de ideias, fica o convite para inscricao no forum Madeira!, em
      http://xilofilos.com

      Excluir