segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Caixa japonesa, montada

Visao dos fundos, da caixa e da tampa
Caixa e tampa, com os sarrafos colocados
O passo seguinte, continuando a montagem da caixa japonesa, foi colocar o fundo; uma prancha desdobrada mais fina, com os bordos ultrapassando levemente a base da carcaca. No seu tutorial Mr. Schwarz aponta, para fixa-lo `a base, uso de pregos sem cabeca colocados obliquos. Como nao compartilho da psicose antiparafusos que afeta aquela turma, e porque acho que dao melhor 'pega' e facilitam muito trocar o fundo se/quando necessario, prendi o fundo com meia duzia de parafusos, cuidando — evidentemente, considerada a pouca espessura das laterais da caixa — de fazer prefuros com uma broca de 1,5mm.

A seguir, a colocacao dos sarrafos nas bordas superiores da caixa, fixadas com cola branca e reforco com um par de milicavilhas (palitos de dente). Ja dos tres sarrafos da tampa, dois receberam uma pequena reducao na largura (± uns 3mm) e o outro ganhou duas ripinhas de cedro rosa nas laterais ampliando a largura (em ± uns 5mm). O comprimento da tampa foi reduzido, serrada fora a exata dimensao de uma das 'pestanas', de forma a permitir seu funcionamento e os sarrafos foram colocados, igualmente com cola e milicavilhas.


A tampa, testada com sucesso, e marcado
o posicionamento dos futuros pregos decorativos 

A caixa ja lixada e acabada, a marcacao dos pontos de aplicacao
dos futuros pregos decorativos apontada com setas verdes





Quando completamente curadas as colagens, a montagem da caixa estava concluida. O funcionamento da tampa foi testado e o posicionamento dos futuros pregos decorativos, alem do ja registrado pela presenca das milicavilhas, foi marcado.







O passo seguinte foi (argh!) aplicar lixa G120 em toda a superficie da caixa seguido de remocao da poeira com um pano limpo umido. Apos uma meia hora para garantir evaporacao de toda a agua, apliquei uma fina camada de goma-laca ultraloura  para selar o lenho (esperancosamente sem amarelar muito o branco da caixeta).







Seca a laca, uma leve lixada manual (bleargh!) seguida de generosa aplicacao de cera domestica.








Uns 15-20 minutos depois, escovacao geral feroz com uma escova de cerdas macias (daquelas usadas em sapatos) para remover qualquer eventual excesso acumulado da cera.


E com isso, por enquanto, a caixa restou inteiramente montada e acabada.





Ficam faltando as ferragens, cuja entrega vai depender da boa vontade dos deuses das encomendas postais...


A coisa, no pe que esta


Novidades, quando houver, venho aqui contar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário