quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

Apoio para livros, dobravel

Mr. Christopher Schwarz bolou baseado em antigos projetos e construiu, para divulgar na edicao de junho vindouro do Popular Woodworking Magazine onde foi editor, um suporte para livros dobravel, e publicou fotos do projeto concluido em seu blog:
https://www.popularwoodworking.com/woodworking-blogs/chris-schwarz-blog/folding-bookstand-made-rivets.

Ahi, pareceu-me interessante reproduzir a peca a partir das fotos...

Iniciei por cortar, de uma sobra de imbuia na minha 'sucata' de madeiras, na serra circular de bancada, uma duzia de pecas iguais que, por opcao aleatoria, determinei teriam 16cm de comprimento.


Embora todas as pecas tivessem as mesmas dimensoes em comprimento e largura, quanto `a espessura seis foram as fininhas, duas grossas e mais duas intermediarias. Quatro das pecas fininhas receberam furos de referencia centrados em uma extremidade; as outras duas e as grossas receberam furos centrados em ambas as extremidades.


As duas pecas grossas foram cortadas e coladas para formar a peca central de suporte, as pecas intermediarias foram coladas em duas das pecas fininhas para formar as bases...

As pecas recebem as primeiras formatacoes.
No alto, o resto da ripa de imbuia de onde todas foram retiradas.
A primeira montagem seca

O proximo passo foi montar, no centro das pecas grossas coladas, o pe de apoio para suportar a peca final devidamente inclinada. As duas pecas que formam o pe foram moldadas na lixadeira de cinta e as 'dobradicas' foram feitas com arame de 0,75mm.


O passo seguinte foi colocar os rebites. Mr. Schwarz recomendou utilizar rebites de cobre para couro, mas eu tinha e resolvi aproveitar uns rebites de latao da Lee Valley...

Os rebites da Lee Valley





Ahi foi questao de ampliar os furos ja existentes para o diametro dos rebites, escavar um rebaixo para a cabeca dos rebites com brocas brad-point, e cortar os rebites de forma a ficarem justos.





Alguns ajustes aqui e ali, os rebites martelados e... o troco ficou pronto!



Nao decidi ainda se vou aplicar algum acabamento, ou se deixo a peca como esta, na madeira crua e espero o continuado manuseio depositar patina.

De qualquer jeito, para o meu gosto resultou uma peca interessante, atrativa e certamente util...


6 comentários:

  1. A peça está muito bela. Para o meu gosto eu tentaria ter energia para tirar as marcas da serra e aplicar algo. Bacana o contraste formado pelas minicavilhas que creio ser palitos(!?)

    Fiquei aqui tentando ler... Qual é o título? :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal tenhas gostado.

      As marcas de serra foram lixadas quase todas. As que ficaram foram as que a lixadeira nao conseguiu alcancar, hehe. Quanto `as milicavilhas, algumas sao mesmo reforco, outras sao pura decoracao.

      O livro? E' Exploring Complexity, do Ilya Prigogine.

      Excluir
  2. Gostei muito da versatilidade, leveza e funcionalidade do objeto, item muito útil e qual eu pretendo copiar e fazer um igual

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Contente tenha caido no teu gosto, e ja curioso para ver tua versao...

      Excluir
  3. Confesso que demorei para entender as dobraduras! E me surpreendeu que as peças possuem espessuras distintas. No final, tanto aberto quanto dobrado, ficou uma peça interessantíssima. Vale a pena copiar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que otimo a peca tenha despertado teu interesse, Andre. Se copiares, nao deixes de mostrar o resultado.

      Excluir