sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Comecar de novo


Ultimo dia de ferias e a perspectiva de um ano que promete choro e ranger de dentes...

A contemplacao da barra pesada me leva a pensar ser muito melhor arranjar algo de util para fazer do que ficar sombriamente remoendo a azia de maus pensamentos.

Vai dai, penso que talvez esteja mais do que na hora de criar coragem e encarar os problemas da minha cozinha. Tipo "moveis planejados", construida de aglomerado revestido com formica e laminado de madeira, a mobilia da cozinha veio com a casa quando a comprei e embora ja bem 'gasta' e alojando uma bela colonia de cupins, o fato e' que me assusta um pouco meter a mao nessa colmeia, ate porque e' daquelas coisas que depois que se inicia nao ha como parar antes do fim. Mas trocar aquilo tudo por moveis de madeira de repente podera ser, alem de algo util, uma excelente oportunidade para exercitar a criatividade em design, tentando criar algo que nao siga o padrao dos catalogos — e muito provavelmente me envolver em uma atividade que vai-me ocupar o ano todo, sem ficar remoendo por que cargas d'agua eu devo contribuir para pagar um emprestimo que afinal foi feito com o meu dinheiro enq... Mas nao! Nao, nao, nao. Deixa pra la.


Resolvi iniciar a abordagem por essa parede. Construidas (na falta de melhor palavra) muito antes de eu sequer pensar em brincar com marcenaria, as prateleiras foram feitas com cortes de taboinhas de soalho de ipe, fixadas com maos-francesas compradas no supermercado. Mais simples impossivel, e tem la suas vantagens: facil de achar e facil de pegar o que se queira. Desvantagens tambem tem, claro, tao gritantes que nem precisa falar. Dai... pensei, imaginei, fui dar uma espiada em imagens na Teia buscando inspiracao, e tudo, e tal...

Resolvi comecar por um armario suspenso. E ate agora pelo menos, a unica coisa que esta definida no projeto e' o armario tera portas curvas. Bueno, se isso esta definido, entao maos `a obra.


Ate para reavivar a tecnica na minha memoria, optei por fazer as portas nos mesmos moldes das que tinha feito para um armario de canto que esta no meu banheiro e que, como relatei em postagem bem antiga aqui mesmo neste blog, me rendeu boas cervejas.

No armario do banheiro eu utilizei pinus e cedrinho. Para as portas do armario da cozinha resolvi usar muracatiara. Fiz uns desenhos em um software para ter ideia de dimensoes e angulos, concluindo as portas serao formadas, cada uma, por 4 ripas de 8cm de largura com os lados cortados em angulo de 5°. Isso acertado, serrei com ticotico manual dois pedacos de muracatiara na dimensao da altura das portas e iniciei por plainar uma face e um lado em esquadro, na desempenadeira. Apoiando a face plainada na mesa da serra de bancada, e o lado plainado na guia, cortei 4 ripas de 9cm de largura. As ripas foram entao para o desengrosso para igualar a espessura em todas e entao — cuidando de deixar bem marcada a sucessao dos cortes para poder acertar o encontro dos veios depois, na colagem — foram desdobradas ao meio, na serra fita. Isso feito, as agora oito taboinhas voltaram para o desengrosso para remover as marcas da serra fita e igualar as espessuras.

A essas alturas, estando as oito taboinhas com quatro lados aparelhados, paralelos e no esquadro, voltaram para serra de bancada para cortar um lado com 5° de inclinacao e, apos, com a guia da serra posicionada para um corte de 8cm, o outro lado foi igualmente cortado com a mesma inclinacao, resultando as taboinhas com uma seccao trapezoidal.


Cuidando de respeitar o posicionamento marcado para alinhar os veios, foram cortados respeitando o angulo as furas para posicionar quatro biscoitos em cada lado a ser unido, aplicados os biscoitos e cola, e as portas foram para os grampos.




Secas depois de 24h na prensa e com os bordos regularizados na serra de bancada, as folhas da porta ficaram assim (com um apoio embaixo no centro, claro, para ficarem na posicao):



Agora, vamos ver que carcaca as ira merecer...


Nenhum comentário:

Postar um comentário