sábado, 17 de janeiro de 2015

Armario aereo para a cozinha — III (arredondando as portas)

Aproveitei a fresca da manha nublada e chuvosa para dar mais uma tocadinha no armario: dimensionei as prateleiras na serra de bancada e criei coragem e resolvi encarar o arredondamento das portas. Sim, porque as folhas da porta, encurvadas pelos angulos da colagem como visto na primeira postagem dessa serie, apesar de ficarem nitidamente encurvadas ficam, como e' inescapavel, com nitidas arestas.

Para remover essas arestas e deixar a porta suavemente curva, a abordagem recomendada quando aprendi essa tecnica e que apliquei ja em duas oportunidades — em portas de pinus — era rebaixar as saliencias com plaina block e entao homogeneizar a curva com uma lixadeira roto-orbital. E plainar as saliencias foi exatamente por onde comecei. Problema e' que muracatiara nao e' pinus; seus veios sao curvos, retorcidos e frequentemente invertem o sentido, ou seja, um osso duro de plainar, facilmente sofrendo arrancamentos dificeis de evitar.

Considerei o problema e deliberei teria possivelmente melhor sucesso empregando desbaste a maquina, com uma esmerilhadeira. Usualmente faco isso usando discos flap, mas no caso pareceu-me seria mais indicado utilizar o disco de desbaste da Kutzall de 4,5", por seu perfil convexo ao inves do cone dos discos flap. Funcionou bem como eu esperava e, miseravelmente, produziu o usual festival de poeira que a lixadeira com disco de grana 60, aplicada em seguida para remover as marcas deixadas pelo disco e homogeneizar a curva, so fez aumentar...

Lixadeira e esmerilhadeira, as maquinas da poeira

O manto de poeira cobrindo tudo — o pior onus, junto com o barulho, de empregar esmerilhadeira

Ficaram bem redondinhas, hehehe

-- ooOoo --



Apesar da imundicie e da enchecao de saco de ter de usar respirador em funcao da polvadeira, o resultado ficou bem bom, para o meu gosto.

Deu foi uma certa pena de ver a coitadinha da plaina block ali, abandonada e coberta de po...

4 comentários:

  1. Ainda não experimentei a Muracatiara, mas a Peroba Mica é uma madeira difícil comparando com Cedro e Freijó. É muito comum os veios reversos. Por aqui, antes mesmo de experimentar uma raspilha, resolvi separar uma lâmina da minha #6 para lidar com veios complexos. Como é uma chanfro para baixo, apliquei um chanfro traseiro de 20graus. Resolveu o problema, um ângulo de ataque de 65graus. Só tem um problema: a resistência para se empurrar a plaina é muito maior. Daí penso eu: será que o corpo pequeno da block aguentaria uma configuração do gênero?

    A coisa anda em ritmo constante, excelente!

    []s
    Cosme

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Cosme, a abordagem para evitar arrancamentos e' mesmo reduzir a espessura e aumentar o angulo de ataque dos cortes, e fechar a boca da plaina para a menor abertura possivel que nao cause 'entupimentos' com os cavacos. Minha plaina block tem angulo baixo no frog, 12°, e tres laminas (bizel para cima) com bizel cortado a 25, 38 e 50°, do que resultam angulos de ataque de 37, 50 e 62°, e boca regulavel.

      Certamente com a lamina de 50° bem afiada, a boca bem fechada e cortes bem finos daria para plainar quase que com 100% de certeza nao ocorreriam arrancamentos. O problema e' que essa e' uma configuracao de acabamento; alem de exigir um consideravel esforco, o que se remove de madeira a cada corte e' um cabelo — e aqui no caso a necessidade e' remover, de cada folha da porta, o volume de tres piramides com uns 4mm de altura, uns 7cm de largura e 88cm de comprimento cada uma. Imagino possa ate ficar muito bom — mas vai levar mais de semana.

      Nao e' que eu tenha pressa. Mas certamente nao tenho essa paciencia...

      Excluir
  2. Uma fita mais fina e uma boca mais fechada ajuda, mas por aqui o que resolveu mesmo foi o ângulo de corte. Você está muito bem servido em termos de opção com a block. É um bocado de madeira para ser removida com fitas translúcidas, um baita trabalho.

    Um abraço,
    Cosme

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois e'... Enquanto isso esmerilhadeira e lixadeira fazem um barulhao e jogam po para todos os lados. Em compensacao esta tudo pronto para o acabamento fino, face interna e externa de ambas as folhas bem regularizadinhas, em menos de 20 minutos.

      Mas cada um e' que sabe quando, onde e de que maneira quer chegar...

      Excluir