sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Nunca sai bem como planejado

(Como sempre, clique nas imagens para ve-las em maior resolucao.)


Aproveitando o inicio dos melhores meses do ano para se estar no portinho, enquanto me distraia dando uma arrumada nas tralhas na 'oficina' pensava em o que, exatamente, gostaria de fazer para exercitar tecnicas do que eu chamo "marcenaria de precisao" (em essencia, empregar ferramentas manuais para diminuir tanto quanto praticavel as margens de erro)...

Dai, encontro em uma das gavetas um envelope contendo um par de dobradicas barril (barrel hinges, em ingles)  — essas ahi acima, na imagem que abre essa postagem — e me lembro eu as havia adquirido ha quase uma decada, pensando em reproduzir um estojo para laptop que eu tinha visto no site de herr Rainer Spehl — esses ahi, nas imagens laterais — e que acabara nunca executando pela solida razao de nunca ter tido um laptop para chamar de meu. Ao ver as dobradicas no entanto, ocorreu-me que poderia fazer um estojo semelhante, nao para um laptop mas para alojar um i-Pad, um projeto em que poderia empregar as tais dobradicas e certamente uma oportunidade de treinar tecnicas manuais.


Ao inves de utilizar compensado, decidi fazer o estojo aproveitando um belo resto de imbuia. A ideia foi bem simples: em essencia, dimensionar grosseiramente a taboa de imbuia e entao desdobrar em tres fatias, tudo na serra de fita, projetando que a fatia "do meio" viesse a ter quando acabada a mesma espessura do tablet; cortar no centro nessa fatia um buraco quadrado com as dimensoes do i-Pad. E entao, colar o 'sanduiche' e abrir a 'tampa'.


E foi o que fiz. A parte de "marcenaria de precisao" ficou por conta de melhorar, acertar, afinar dimensoes, linhas, angulos, superficies, planos, justaposicoes, empregando plainas e formoes. Mas e' bom esclarecer: gosto de usar e, ainda mais, dos resultados que se obtem empregando ferramentas manuais. Mas nao sou fanatico; antes pelo contrario, tenho muita apreciacao por ferramentas eletricas. Nao so os cortes iniciais e o desdobro foram na serra fita, o aparelhamento inicial foi na desempenadeira, desengrosso e serra de bancada. As ferramentas manuais entram na hora de 'afinar' as coisas, e no acabamento.

Mas nao so na madeira acabei me afastando do modelo de herr Spehl. Para comeco de conversa acabei nao usando as dobradicas barril, por razoes ergonomicas: se o tablet fica suficientemente afundado no estojo para a tampa poder abrir utilizando as dobradicas barril, os dedos ficam sem pegada para puxa-lo; se suficientemente exposto para dar boa pegada, a tampa nao fecha.



Igualmente, fortes imas de terras raras a pequena distancia de um computador nao me parece boa ideia. Por isso, acabei colocando uma dobradica externa, em uma lateral, e um fecho na outra.


 Alem disso, o artista alemao em seu projeto forrou todo o interior do estojo com couro; eu optei por utilizar veludo azul, e apenas no lado do vidro do i-Pad, confiando a madeira estava suficientemente aplainada para nao oferecer riscos `a carcaca do computador.




Alias, afora o ajuste submilimetrico para praticamente todas as dimensoes, a participacao da "marcenaria de precisao" foi ainda mais saliente na plainagem das faces.

Continuando meu aprendizado da setagem de plainas, consegui — pela primeira vez, diga-se de passagem — superar o obstaculo que as tortuosidades dos veios da imbuia representam e obter uma superficie mais lisa do que se pode conseguir com lixa G600 (tudo bem, confesso: se repararem bem nas fotos com maior resolucao da para enxergar aqui e ali ha ainda uns arrepiozinhos, hehe). Mas de fato, como se pode ver na foto abaixo, as superficies resultaram tao lisas que ficaram um pouco espelhadas.



O acabamento que escolhi aplicar foi apenas oleo de tungue e cera. Ate aqui, apenas duas demaos do oleo foram aplicadas, seguindo o padrao: Com pano ensopado o oleo e' bem esparramado, deixado uns 15-30 minutos para a madeira absorver bem e entao todo o excesso removido com um pano seco e limpo. A ideia e' aplicar ainda mais um par de demaos de oleo antes de comecar com a cera, deixar tudo secar bem e entao polir com uma politriz eletrica. Para ver como vai ficar, hehehe.


Enquanto aguardamos como, um batdia desses, podera ficar o resultado final, deixo ahi abaixo um par de imagens de como o estojinho esta, hoje...




Nenhum comentário:

Postar um comentário