terça-feira, 18 de novembro de 2014

Afiando formoes e plainas - II (Guias de afiacao)

O metodo de afiacao scary sharp mencionado na postagem imediatamente anterior certamente funciona e pode muito bem ser suficiente para atender todas as demandas de um hobista, ou mesmo de profissionais que pouco empreguem ferramentas de corte manuais. Como tudo, no entanto, tem seus inconvenientes
  • tanto pela tendencia de nao raro rasgarem pelo uso, como por de qualquer modo, pelo desgaste do abrasivo, necessitarem ser substituidas com consideravel frequencia, as lixas precisam ser trocadas frequentemente e o processo tende a tornar-se onero$o se o volume de afiacoes aumenta;
  • e' necessario consideravel tempo para 'armar e desarmar o circo' e/ou e' preciso usualmente uma bancada dedicada onde executar as afiacoes, necessitando espaco e impermeabilizacao para evitar contaminacoes pela agua e quebra dos vidros;
  • obviamente nao e' um metodo que contemple portabilidade —
e limitacoes
  • o metodo nao se presta para afiar laminas curvas, como goivas, etc.;
  • lixas de grana fina, acima de G1200, sao dificeis de encontrar e, encontradas, costumam ser caras, limitando um maior apuro no amolar.

--- ooOoo ---

Antes de darmos uma espiada em alguns outros metodos de afiacao pensei em comentar um pouco sobre o uso das guias de afiacao.



 Essencialmente, as guias sao jigs que prendem a lamina a ser afiada em um angulo constante relativamente `a superficie de afiacao (lixas, pedras, etc.), angulo este determinado pela distancia (marcada pela letra A na imagem `a esquerda) que a lamina se projeta: quanto mais a lamina sai para alem da guia, menor, mais agudo o angulo sera no bizel.

Existe uma imensa variedade de guias de afiacao, tanto fabricadas artesanalmente, como industrializadas (a foto `a direita e' apenas um pequeno mostruario), mas fundamentalmente todas fazem a mesma coisa, com maior ou menor facilidade, com maior ou menor precisao e, claro, com maior ou menor preco. (Infelizmente, como e' habitual nosso mercado e' extremamente limitado, quando nao inexistente no que toca a ofertas desses acessorios...)

Na minha sempre desconsideravel opiniao, o uso de uma guia e' extremamente util. Talvez indispensavel a quem se inicie na lide de afiar laminas, visto a necessidade de um angulo sempre constante no corte e polimento do bizel ser fundamental para obter-se uma superficie tao plana e lisa quanto possivel, ou seja, o proprio proposito da afiacao. Ha quem recomende sempre se usar uma guia, para garantir repetibilidade dos angulos e consequente precisao. Mas tambem ha quem diga que as guias de afiacao sao como a modestia e a virgindade: algo interessante de que a gente deve procurar se livrar tao logo seja possivel, hehehe.

Afora consideracoes mecanicas e ergonomicas que afligem diferentemente o uso de diferentes modelos e tipos de guias (obstrucao visual, pegada ruim, etc.), quem recomenda seu uso apenas no aprendizado — como as 'rodinhas' auxiliares nas bicicletas — aponta sempre o mesmo problema: a tendencia, especialmente nos iniciantes da arte, de aplicar durante a afiacao mais pressao no apoio da guia do que na ponta da lamina. Com isso, como a pressao na ponta da lamina varia e isso somado `a natural flexibilidade da lamina tende a causar variacoes, leves usualmente, mas variacoes do angulo, ha o risco de arredondar o fio. Para evitar-se esse problema manda a boa tecnica a pressao seja aplicada toda na ponta da lamina, com o apoio da guia (roda, rolamento, o que seja) mal e mal tocando ou, preferivelmente, nem tocando a lixa ou pedra.

Mas se o ideal e' a guia nem tocar na pedra... Entao para que usar a guia? — argumentam os que consideram seu uso superfluo.

O fato e' que afiacao, como toda atividade mecanica e' coisa que so se aprende com treino. E, como em qualquer atividade mecanica, quando com o treino se cumpre a curva de aprendizado, cada um acaba criando o seu jeito particular de como melhor praticar a arte. Cada um tem um jeito, o seu jeito, para dirigir um carro, para escrever, para serrar uma taboa, para... E, obviamente, tera seu jeito particular para afiar laminas. Uns usando, outros nao usando guias de afiacao.

--- ooOoo ---

Bueno, tendo abordado uso, vantagens e desvantagens do scary sharp, ou o metodo das lixas, e o uso ou nao-uso de guias de afiacao, penso temos suficiente informacao para por maos `a obra e afiar laminas de formoes e plainas com aceitavel funcionabilidade.

Mas... Espere!
Tem mais!

Hora dessas. Por aqui...

Nenhum comentário:

Postar um comentário