quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Ferramentólatra

Ferramentolatra querendo dizer adorador de ferramentas. Sim, sou!

E' meu mais antigo amor. Afinal, literalmente nasci e me criei entre maquinas e ferramentas, e o passar dos anos em nada arrefeceu essa paixao de infancia. Pelo contrario, o tempo so a fez fermentar. Ha mesmo quem diga a principal razao de ser, dessa coisa de eu brincar de marceneiro, e' para poder acumular ferramentas...

Bueno, faz muito tempo eu desisti de tentar esmiucar, analisar os meus motivos. Muito mais simples e proveitoso tratar de desfrutar meus gostos do que tentar entende-los, hehe. Gosto, sempre gostei de mexer com madeiras, e se isso ainda tem o bonus de justificar a compra e o uso de ferramentas, boa — e pouco se me da uma coisa tenha ou nao a ver com a outra coisa.

Mas por muito ardor houvesse nessa paixao de ter, lidar, conservar ferramentas, sempre houve tambem criterio: Por diversas razoes (inclusive economica$, claro) nunca adquiri uma ferramenta para a qual nao tivesse uso. E se constato alguma maquina ou ferramenta minha por algum motivo esta jogada, criando po, sem uso, em geral trato de encontrar quem saiba, queira e possa usa-la. E' essa a regra.

Mas toda a regra tem excecoes. Em primeiro lugar ha ferramentas que ganhei — e presente, aceito, nao se da nem se vende. Mas, devo confessar, ha tambem algumas ferramentazinhas que adquiri por variados motivos mas tambem por boa dose de pura cobica e que na verdade usei algumas vezes para ver como funcionavam e, embora pouco ou nenhum uso tenha encontrado para elas no dia-a-dia, acabei me apegando. Exata meia duzia. Essas ahi abaixo:




Compasso para cartas maritmas, da Royal Navy,
replica Made in India
Pontas de cintel (em ingles, trammel); adaptam-se em uma regua
para formar um compasso de tracar largos circulos
Miniatura de guilherme de metal da Veritas

Posicionador de ponto de centro, com
precisao submilimetrica

Retificador para rebolos diamantado

Morsa manual para pecas minusculas


Falar em morsa de mao, desde onde a memoria alcanca nutro um amor muito especial pela Starrett 86, essa ahi abaixo:

Como tentacoes estao sempre esperando uma brecha para intrometer-se nas nossas vidas, amigo meu conhecedor dessa minha antiga paixao e ora perambulando la pelA Matriz ofereceu-se para me trazer uma dessas.

Pensei, pensei... 

Em primeiro lugar, a verdade e' que nao tenho qualquer necessidade dessa maravilha, e assim fica contrariada minha regra basica de aquisicao de ferramentas. Ainda por cima o brinquedinho custa, la, ao redor de 250 alfaces. E eu acho que tenho melhor uso para essa grana.

Alias, nao acho. Tenho certeza.
Tanta certeza mesmo que acabei foi encomendando uma s... Mas nao!

Voces, meus sete fieis leitores, vao ter que ter paciencia e esperar o brinquedinho chegar.

Ahi — esta feita a promessa — eu conto tudo para voces. Aqui nesse batcanal...

8 comentários:

  1. Hehe, sofremos do mesmo mal, a realidade é que essa doença não tem cura, a diferença é que os meus alfaces são mais raros e então fico apenas a observar e desejar..... grande abraço tchê.
    Ass.Guidowood

    ResponderExcluir
  2. Nao e' mal que mate, Guido. Mas `as vezes aleija, hehe.

    ResponderExcluir
  3. Olá Paulo.
    sem sombra de dúvidas belíssimas ferramentes.
    A maioria nunca vi e não sei quanto à utilização.
    Mas, a "Starrett 86" me deixou curioso.
    Em que segmento essa ferramenta é utilizada?
    Lembranças de Osvaldo Ururahy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grato pelo comentario, Osvaldo.

      Inumeras areas tem uso para uma Starrett 86, e usam; mecanica, eletronica, joalheria, modelagem, o escambal. Um design muito bem bolado e uma construcao primorosa, so tenho coisas boas a falar dela. Exceto, claro, o preco...

      Excluir
  4. E eu que pensei que tinha algum problema de cabeça ou fosse algum daqueles acumuladores do history channel hehehehehe!!!!! Amigo, obrigado por você existir pois, sofremos do mesmo mal e tenho também as minhas regras! Uma delas e ter sempre um kit básico de ferramentas manuais do tipo "made in china", para aqueles que sempre te pedem alguma emprestada rsrsrsrs!!! As minhas filhotas queridas, jamais empresto e não as deixo fácil pra pegarem atoa!!! Um grande abraço e parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Nao e' um mal raro, essa ferramentolatria, Antonio Fernando.
    Quanto a emprestar ferramentas, com o tempo aprendi uma regra, a mais simples: nao empresto. E ponto! Minhas visitas ja sabem, ou sao avisadas ao entrar na 'oficina': E' um museu. Podem olhar `a vontade, mas nao se pode tocar.

    Grato pelo comentario.

    ResponderExcluir
  6. Meu amigo, acabou de angariar o oitavo leitor...hehehe...adoro essas coisas, pena mesmo eh que moro em apto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apartamento, como quase tudo, tem vantagens e desvantagens, meu caro. O negocio e' tirar proveito de umas e administrar as outras, hehe.

      Grato pelo estimulo.

      Excluir