quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Fechando uma porta - II

Mantendo o ritmo extremamente lento imposto pelas escaldantes condicoes metereologicas com que o velho Pedro continua nos brindando aqui pelo portinho, uma vez feitas todas as furas e a montagem seca para corrigir quaisquer problemas remanescentes nos encaixes, fiz a colagem da porta em duas etapas.

Colando as primeiras duas folhas na primeira etapa





Utilizei cola epoxi de cura lenta por varias razoes: por permitir aproximadamente 30 minutos de tempo de trabalho, adequado para o ritmo imposto pela temperatura, hehe, e pelas naturais dificuldades de lidar com pranchas longas e pesadas, pela excelente adesividade da resina que, por permanecer mais tempo na fase liquida permite um mais profundo embebimento na madeira e, claro, por a resina curada resistir muito bem aos elementos, algo fundamental considerado tratar-se de uma porta externa.


Optei por fazer a colagem em duas etapas ao inves de colar tudo de uma vez nao apenas para reduzir os riscos de empenamentos e desalinhos na prensagem, mas tambem para facilitar o manuseio.


Na segunda e final etapa da colagem, embora usualmente trabalhando sozinho, acabei pedindo socorro e consegui uma auxiliar para efetuar a colagem e o posicionamento dos grampos em ambas as faces das madeiras.

A segunda etapa, as tres folhas colando
Como a porta e' mais larga do que a bancada, a participacao de uma auxiliar foi fundamental

Curada a cola (24 horas em cada etapa) e removidos os grampos, veio o penoso, cansativo, abafado processo de remover o excesso de cola e fazer com lixa grossa o primeiro passo do acabamento da porta. Nao tenho palavras para expressar quao agradavel e convidativo e', com temperatura beirando os 40°C, trabalhar com a cara tapada por mascara, oculos e fones... Santa desidratacao, Batman!

Mas, como dizem, nao ha mal que sempre dure, e eventualmente a lide de poeira profundamente irritante (quem ja lidou com cedrorana sabe bem do que estou falando) e barulho acima de 100 dB (com constantes preces a Sta. Edwirges do Profundo Silencio para que inventem uma lixadeira de cinta silenciosa de uma vez!) chegou ao fim.

A seguir, os pequenos defeitos de superficie (nos, furos, etc.) foram preenchidos com epoxi. Nos dois lados, com intervalo de 8 horas para virar a porta. E nisso estamos:








Amigo meu, nao familiarizado com a tecnica mencionada na postagem anterior (spring joint) de criar-se uma pequena concavidade nas superfices de colagem para evitar descolagens nas extremidades da emenda, comentou que ficou curioso de ver o resultado. Por isso, essa imagem ahi ao lado mostrando mais de perto, alem dos reparos com epoxi secando, as linhas de cola na parte central da porta.

3 comentários:

  1. Amigo satisfeito por aprender mais uma excelente dica. Pelo andar da carruagem, logo, logo terás de adquirir uma lixadeira de cinta, uma vez que assim como eu gostas tanto de lixar peças, hehe.

    Ass. Guido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ops.... a lixadeira de cinta a que me refiro é a de bancada.....

      Excluir
  2. Pois, tche, na verdade em momento de delirio ate cheguei a pensar em conseguir uma destas, ou parecida: http://goo.gl/X5ZAKN.
    Mas cade espaco para uma geringonca tao grande, e fazer o que quando a enorme polvadeira levantasse?

    Dai, pensei numa dessas, ou parecida: http://goo.gl/SWmh7L.
    Mas na verdade, alem de praticamente todos os problemas acima, ainda se somou um outro, pequenino: o preco!!

    Tsc, tsc, tsc...

    ResponderExcluir