quinta-feira, 4 de abril de 2013

Ja que encontrei pinho

Um achado inesperado na madeireira, uma partida de taboas de pinho (araucaria) que estavam ha mais ou menos uma decada guardadas em um galpao, me provocou iniciar um novo projeto — um armario para a cozinha. Sem nenhuma pressa, vai ser desenvolvido na medida que for sendo montado; nao ha um plano definido a seguir, nem medidas exatas.






Trouxe uma taboa em bruto (25x300x5400mm) para testar a estabilidade do pinho, e iniciei por aparelhar e dimensionar nas plainas e na serra umas pecas para montar paineis com compensado.


A seguir, cortar na tupia de mesa rasgos e linguetas...

Apos o setup da tupia e  ter feito a primeira serie de cortes, ao desligar a tupia reparei o botao da chave liga/desliga estava quente. Muito quente! Imaginei que, apos alguns anos, eu havia perdido uma aposta comigo mesmo.

A velha chave em cima e o disjuntor
instalado, em baixo

(Explico: Quando montei minha bancada para tupia invertida eu coloquei uma chave liga/desliga para 20 amperes. Amplamente suficiente para a maquina de 2 CV que utilizava. Mas depois consegui uma outra tupia, a que esta atualmente instalada, essa de 3¼ CV, e essa potencia implica, claro, a maquina de 120 V iria puxar um pouco mais de 20 A. Nao encontrando aqui pelas cercanias uma chave que suportasse mais amperagem, e dado que o uso da maquina nao e' intensivo nem prolongado, resolvi aceitar a sugestao da Da. Preguica e apostar a chave aguentaria o pequeno excesso.)


Removendo e abrindo a chave, constatei realmente havia acabado mesmo por perder a aposta: um dos bornes do interruptor e o fio atarrachado nele estavam totalmente oxidados e ali o laminado do circuito mostrava nitido escurecimento.


Um recorrido nas ferragens da redondeza confirmou a inexistencia por aqui de oferta de chaves para mais de 20 A. Dai, a solucao que adotei foi utilizar um disjuntor de 32 A.

Obviamente o processo todo de remover e desmontar a chave velha, procurar uma nova, comprar o disjuntor, instalar na bancada e testar, isso tudo consumiu um bom tempo.



O que acabou atrasando, evidente, o corte das pecas. Mas de qualquer maneira, como mencionei, nao tenho nenhuma pressa e o fato e' que se nao sobrou tempo para cortar os paineis de compensado, ainda assim consegui terminar todos os cortes nas, mm, molduras...



Agora, e' contar que Pedro nao atrapalhe muito (na real nao posso me queixar: o velho implicante tem andado comportadissimo ultimamente, hehe) e ir tocando em frente, devargazito, e ver em que isso vai dar...

2 comentários:

  1. Bom dia Paulo.

    Eu também tenho a marcenaria como hobby e tenho a intenção de me profissionalizar nela. Estou escrevendo aqui para lhe agradecer pelos seus textos nesse blog. Frequento o fórum "Marceneiros e Bricoleiros" e lá, quase todas as fontes pesquisadas são estrangeiras. É uma grande satisfação poder encontrar informação de qualidade escrita por alguém aqui do Brasil. Para finalizar, gostaria de dar duas sugestões:
    -você poderia fazer algo como uma seção "home" no seu blog. Como eu estava gostando muito dos seus textos, fui procurar saber um pouco mais sobre quem escrevia e não encontrei essa informação;
    -um colega lá do fórum sentiu a falta de um índice. Como são muitas as postagens, isso dificulta um pouco encontrar um assunto específico;

    Espero que essas sugestões lhe sejam úteis e mais uma vez, obrigado por partilhar um pouco de sua experiência!

    Sds,
    Rafael.

    ResponderExcluir
  2. Grato por seu comentario, Rafael, e fico contente o blog de alguma forma possa ter-lhe ajudado; afinal, essa e' sua intencao primeira...

    Se interessar ler mais postagens minhas e trocar ideias, fica o convite para visitar/participar do Forum Madeira! — http://xilofilos.com.
    Alias, esse seu comentario me levou a colocar um link e mencao ao forum no pe da pagina, caso alguem mais possa ter interesse. Agradeco sua sugestao.

    Quanto aos assuntos, eles vem sem qualquer metodo mesmo, entao a bagunca e' inevitavel, hehe.
    Um indice? Cheguei a pensar nisso, mas ahi tem a questao de criterios para indexar. Como os browsers tem mecanismos que permitem a cada usuario indexar paginas como melhor lhe pareca, prefiro deixar os criterios (e o trabalho, hehe) para quem bem entender faze-lo como bem quiser.

    ResponderExcluir