terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Tampando

Levou dois dias para efetuar as colagens das quatro pranchas do tampo da mesa. Nada de mais, no primeiro dia coladas duas a duas, ontem os dois conjuntos em um so, utilizando cola PVA, biscoitos para alinhar e prensagem.


Obtido afinal o painel para o tampo, utilizei uma fina lamina de madeira para tracar curvas e cortar com serra tico-tico o que serao as cabeceiras; parece-me assim o movel fica mais leve, nao apenas pela remocao do material.

A seguir, marquei as metades, na largura e no comprimento, para facilitar o posicionamento do suporte, utilizado como gabarito para posicionar as travessas.


Com o suporte posicionado no tampo, as travessas foram encostadas de cada lado e fixas com tres parafusos cada. O parafuso do meio, furado e posicionado normalmente, com um pouco de cola na travessa para ajudar sua fixacao central. Nas extremidades, os furos para os parafusos foram abertos com um rasgo e a fixacao foi sem cola, para permitir a madeira do tampo possa 'trabalhar' livremente com as variacoes de umidade. Os parafusos foram ocultos com tampas da mesma madeira.

Apos isso, as malditas lixas!
E entao tupia no bordo com uma fresa de arredondamento. Agua para arrepiar as fibras, outra lixada, e entao veneno para cupins.



Apos bem lixada, a parte de baixo do tampo foi
envenenada com Jimo Cupim
Com as travessas posicionadas e fixadas, tudo devidamente lixado e protegido contra cupins, o acabamento da porcao inferior do tampo foi feito com 5 demaos de goma-laca e entao uma demao de cera de carnauba.

Isso feito, o suporte foi colocado entre as travessas e fixo a elas com dois parafusos de cada lado, depois tambem ocultos por tampas da mesma madeira.



Amanha, outra demao de cera e polimento, e aguardar a chegada do meu filho para poder virar a mesa e trabalhar no topo do tampo — que o peso da coisa nao se recomenda para velho lidar sozinho, hehehe...

.

2 comentários:

  1. Olá, parabéns pelo trabalho e esforço! Acompanho de forma discreta o seu blog sempre que posso.

    Percebi que o sr. utiliza Jimo Cupim em todos os seu trabalhos. O sr. acha necessária essa aplicação?

    Eu pessoalmente não utilizo pois acredito que seja mais prejudicial à saúde do que preventivo à madeira, principalmente para objetos que ficarão dentro de casa.

    Continue com o seu blog e tenha certeza que muitos leitores estão acompanhando seu trabalho!

    abraço

    ResponderExcluir
  2. Grato por seu comentario.

    Sim, eu uso JimoCupim regularmente em madeiras suscetiveis a infestacoes, e com resultados excelentes em uma regiao onde cupins sao serio problema. Quanto ao risco `a saude, os venenos sao piretroides, de muito baixa toxicidade e com acabamento impermeavel como a goma-laca, praticamente nao ha difusao para o ambiente. Em qualquer otica, mesmo sem impermeabilizacao oferecem risco menor que, por exemplo, MDF. Mas cada um, cada qual...

    Fico contente o blog lhe agrade, e espero continue nos brindando com sua companhia e comentarios sempre que possa.

    ResponderExcluir