segunda-feira, 12 de setembro de 2011

A volta da lazy susan

Tendo afinal conseguido as ferragens que queria, voltei `a reforma da lazy susan cujo processo construtivo mostrei aqui e cujo uso, mm, intensivissimo, acabou a deixando assim.

Tendo recebido varias sugestoes de varias fontes quanto a possiveis metodos de correcao e prevencao para os problemas que afligiram o movelzinho, eu a final optei por utilizar travas na borda todas as emendas. Entao, considerando que a mesinha e' para ser utilizada na associacao medica de um hospital aqui do portinho, pareceu-me apropriado utilizar para tais travas placas de osteossintese, ferragens usualmente empregadas em cirurgias.

Superadas as consideraveis dificuldades burocraticas de conseguir a liberacao desses ferros, serrei e entao plainei as superficies que haviam empenado. A seguir removi, com macarico e espatula, a resina de poliuretano do acabamento antigo, tornei a lixar bem as duas partes e refiz, outra vez com a ajuda de biscoitos, a emenda entre elas utilizando resina epoxi como adesivo, nao apenas pelo tempo mais prolongado para secagem como por conter muitissimo mais solidos que a cola de PVA e, assim, oferecer melhor preenchimento onde necessario.

Com a mesa ainda na prensagem, apliquei placas metalicas no topo de todas as emendas, fixando-as com parafusos longos. Como havia constatado uma das laminas da colagem havia sofrido uma fissura — imagino como parte dos afagos que a pobre mesa havia recebido — para evitar a quebra inevitavel apliquei, alem de massa de serragem e cola nas frestas, uma outra placa no topo da fissura, uma asa de andorinha dupla (ou gravata borboleta) em grapia e grampos ao longo da fratura, na parte de baixo da lamina, onde ficam invisiveis no uso normal da susana preguicosa:

Tratamento da fissura
A aparencia geral da coisa, vista por baixo antes da montagem da base, ficou assim:

A mesa remontada, apresentando ainda algumas 'cicatrizes' do macarico

Considerando a trabalheira que foi remover o verniz e tornar a preparar o acabamento, desta feita resolvi usar goma laca, pela facilidade de retocar. O resultado, imagino veremos em um par de dias...

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário