segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Estilos

Por razoes que a sociologia tenta — no usual sem sucesso — explicar, o gosto das gentes muda acentuadamente com o fluir do tempo. Quando certos padroes de gosto como que se estabilizam por periodos mais ou menos prolongados na historia das civilizacoes esses padroes, expressos nas criacoes desses periodos, sao denominados estilos.

Sem a menor intencao de contemplacoes sociologicas, a mera observacao nas diferentes civilizacoes do produto dos, mm, arteiros (artistas, artifices, artesoes) faz evidencia gritante da imensa variacao dos conceitos de beleza e utilidade, sempre os fundamentos da arte, em intervalos de tempo nem tao imensos assim.

Como exemplos, os projetos dessas duas cadeiras ilustradas ahi acima, arquetipicas de seus estilos, embora quase antagonicas no que representam de prioridades no processo construtivo, sao separados por nao mais de seis geracoes.  O modelo em couro branco, caracteristicamente do estilo Rococo ingles, o apice do Barroco, contemporaneo no Brasil `as obras do Aleijadinho em Minas, evidencia a intencao de demonstrar a maestria do artifice na profusao de enfeites, bordados, na riqueza e complexidade dos detalhes, nas geometrias quase impossiveis, no acabamento impecavel, nos materiais nobres. Ja o outro modelo, em couro preto, italiana, caracteriza o estilo moderno contemporaneo, a priorizacao absoluta do design, a funcao submersa na forma, as linhas enxutas, sem aderecos, suportadas pelo arcabouco em aco.

Inumeras hipoteses podem ser coerentemente aventadas para explicar, dar nexo a esse progressivo enxugamento das formas que fluiu nos dois seculos a separar os dois estilos. Dificil vai ser conseguir a mesma logica, o mesmo nexo se aplique com igual coerencia a outros periodos e outras civilizacoes onde as coisas fluiram em uma tendencia exatamente oposta, do simples para o complexo, do enxuto para o convoluto.

Da minha parte, para nao confundir meu separador de orelhas notoriamente subdotado, eu prefiro ficar sem explicacao alguma. Apenas sublinhando a tese que sao gostos.

E, como diz um conhecido meu, gostos sao como as mulheres. Nao se discute. Se abraca.


Nenhum comentário:

Postar um comentário