terça-feira, 24 de maio de 2011

Tupia na mesa — A Placa



Aparafusar a base da tupia diretamente ao tampo e' certamente a opcao mais simples de fixacao da tupia `a mesa, mas essa simplicidade implica em limitacoes como, por exemplo, a espessura do tampo reduzira a altura a que a fresa pode ser elevada, remover a tupia da mesa (para troca de fresas, ajustes, regulagens, limpeza, etc.) sera um processo consideravelmente demorado, o peso da tupia muito provavelmente produzira uma 'barriga', um afundamento no topo. Adicionalmente, dado que para obter-se nos cortes resultados consistentes, repetiveis, a fresa devera sempre estar em exato esquadro com o plano da mesa, esse esquadro tera de ser checado e acertado a cada vez que a tupia seja utilizada. A maneira mais eficiente de evitar-se esses problemas e' utilizar-se uma placa para adaptar a tupia na mesa.

O material da placa devera ser absolutamente plano e tao rigido quanto possivel, os lados perfeitamente paralelos. Na pratica o que mais se utiliza sao laminas de aluminio, aco ou polimeros rigidos, como o fenolico, lexan (policarbonato), acrilicos, etc., cortadas em retangulo e dimensionadas geralmente ao redor de 25x30cm, e com espessura suficiente, variando conforme o material, para que nao sofram qualquer deformacao pelo peso da tupia. (Embora usualmente as placas sejam feitas com formato retangular, evidentemente nada impede o uso de outros formatos, como redondos, ovalados, etc. — embora eu nao consiga ver qualquer vantagem nisso.)  A placa usualmente fixa-se `a mesa por encaixe em um recorte cortado no tampo, e e' muito importante tal encaixe ocorra tao perfeitamente quanto possivel, sem qualquer vao entre placa e mesa, sem ressaltos, sem rebaixos, para que a madeira sendo cortada possa deslizar sem obstrucoes ou desniveis, como igualmente e' importante a placa possa ser removida do encaixe com facilidade quando for necessario acessar a tupia e com igual facilidade possa ser recolocada, sem perder os alinhamentos. A tupia sera firmemente aparafusada `a placa de forma a garantir um perfeito esquadro entre o eixo da tupia e a superficie da placa.

A precisao no esquadro da fresa e a perfeicao no alinhamento das partes serao tao mais necessarios quanto mais precisos tenham de ser os cortes desejados. Em um processo mais grosseiro, como recortar bordos em um rodape por exemplo, evidente que variacoes de milimetro passarao desapercebidas, nao afetarao o resultado. Ja em cortes mais delicados, como sambladuras, a margem de erro tera de ser na faixa de milesimos de milimetro, exigindo ajustes perfeitos.
No topo, disco com diametro padrao; no centro, com encaixe para
guias de corte; embaixo, para ser furado com qualquer diametro desejado
Obvio, no centro da placa havera uma abertura circular para dar passagem `a fresa. Idealmente, o diametro desse orificio sera pouquissimo maior que o diametro da fresa, tanto para evitar um vao maior entre fresa e placa que possa interferir na precisao dos cortes, como para reduzir a quantidade de serragem que caia para baixo, sobre a tupia. Como os diametros das fresas variam, e' desejavel que o orificio de passagem igualmente possa variar; por isso usualmente o orificio central das placas esta preparado para receber discos adaptadores. Esses discos permitem nao apenas variar o diametro do furo da fresa, como podem permitir a adaptacao de outros redutores, guias de corte, etc.
Conjunto de guias de corte











Afora o encaixe justo e proprio peso da tupia existem variados metodos, tanto para assegurar-se a placa nao fique nem saliente nem afundada, como para garantir a fixacao da placa no seu leito. O metodo mais empregado para garantir o adequado nivelamento da placa e' atraves de parafusos ao nivel da borda da placa, rosqueados nesta ou engastados na mesa. Para melhor asseverar a fixacao da placa, o mais comum e' utilizar-se imas, embora haja quem prefira parafusos.

Adicionalmente e' comum, e desejavel, haja nas proximidades do orificio central da placa provisao para encaixe do pino de seguranca, utilizado como apoio quando se efetuam cortes curvos, sem guia na mesa.

Um comentário: