terça-feira, 10 de maio de 2011

Esquadro

Sempre bom lembrar: toda regra tem excecao, inclusive esta.
Ou seja, o que se segue nao pretende, nem de perto, esgotar o assunto...

Se nao a mais, uma das mais importantes atividades em marcenaria e' aparelhar a madeira o mais perfeitamente possivel com os seis lados quadrados — cada face paralela `a oposta e a exatos 90° das faces adjacentes, um paralelepipedo perfeito — e na exata medida desejada. O que vai demonstrado no video abaixo e' talvez o metodo mais simples e facil de faze-lo, em sete passos:

1. Cortar a tabua, de topo, em um comprimento aproximado (um pouco mais longo) do desejado, com serra de esquadria ou treno na serra de mesa;
2. Aplainar um dos lados largos, na plaina desempenadeira;
3. Aplainar o outro lado largo, no desengrosso, ate a espessura desejada;
4. Aplainar um dos lados finos, em esquadro com o largo, na plaina desempenadeira;
5. Ripar o outro lado fino na serra de mesa, na largura desejada;
6. Esquadrejar um topo, na serra de esquadria ou treno;
7. Cortar, do mesmo modo, o outro topo no comprimento desejado.


 Ha diversas outras abordagens possiveis, alterando a ordem ou mesmo as ferramentas empregadas, e por certo nao ha consenso qual maneira a melhor; vai um pouco de preferencia pessoal, um pouco de disponibilidade de equipamentos, um pouco de adaptacao `a realidade especifica de cada caso. Mas, da maneira que for, o resultado desejado sera sempre o mesmo...














Nao importando qual metodo e/ou ferramentas empregados, para que o resultado final possa apresentar a precisao desejavel, e' absolutamente fundamental que todas as ferramentas e maquinas empregadas no processo estejam perfeitamente reguladas. E dessas regulagens e' absolutamente critico as guias das maquinas/ferramentas estejam firme e exatamente postadas a exatos noventa graus com as mesas.


Dai que antes de inciar-se o processo de preparo da madeira, deve-se sempre aferir rigorosamente o exato posicionamento das guias, empregando-se um bom esquadro, aferido.





Para aferir um esquadro — algo indispensavel, tanto considerando-se a frequencia assustadora com que esses instrumentos ja vem da loja fora de registro, como o fato que acidentes de percurso como quedas, marteladas, etc., podem alterar sua precisao — o metodo mais facil que eu conheco e':


- utilizando um bordo bem reto, colocar o cabo do esquadro contra esse bordo e tracar uma linha com um lapis ao longo da lamina (A, na figura abaixo);


- feito isso, girar o esquadro de modo ao cabo ficar na posicao oposta `a que estava (B) e, posicionando a lamina no inicio da linha previamente tracada (C), voltar a tracar uma outra linha ao longo da lamina. Se ambas as linhas concidirem perfeitamente, o esquadro estara aferido. Se nao coinciderem, estiverem formando um angulo, o esquadro esta fora de registro.