sexta-feira, 24 de junho de 2016

Geladeira sem luz - novos passos, de formiga

(Como sempre, clique nas imagens para ve-las em maior resolucao.)


Frente
Fundos

Com o (muito) vagar determinado pelas condicoes da estacao e da minha lastimavel coluna, a construcao da imitacao de uma geladeira sem luz vai avancando.

O movel recebeu seu tampo formado por cinco ripas de cedro gaucho (brancal), deixando aberto um amplo espaco a ser fechado com uma tampa em alcapao. Na parte traseira, recebeu ainda uma travessa fixa com pocket screws paralela `a da frente, para apoio da prateleira superior que foi fixada apenas por colagem nas travessas. As travessas do tampo foram igualmente coladas sem encaixes (utilizando cola PUR, porque com o frio as colas de PVA ficam inconfiaveis), recebendo apos a cola seca reforco com cavilhas.

Nas tres imagens abaixo, detalhes da montagem do tampo, bem visiveis o escorrimento e os restos da cola expansiva (que obrigarao a adicionar mais uma inescapavel etapa `a, sempre penosa, lixacao futura).



Quando a cola secou e o grosso de excessos e escorrimentos foi removido, os bordos foram inicialmente regularizados com tupia de mao e a seguir, com a mesma ferramenta com outra fresa, arredondados.





O passo seguinte foi construir a tampa do alcapao e a porta superior da frente, a primeira cortada de um painel feito com uma colagem de cedro gaucho e a ultima igualmente de uma colagem de cedro rosa.



Nas imagens ve-se, na da esquerda `a esquerda (que lingua, a nossa!), acima a tampa do alcapao e logo abaixo a porta superior; no meio o compensado do fundo do movel e entao, na extrema direita, a prateleira inferior. Na imagem `a direita, a tampa do alcapao e o topo do movel, visiveis as cavilhas que reforcam a colagem.
















Na imagem `a direita pode-se ver a tampa e a porta nos seus lugares, tudo evidentemente ainda muito, muito longe de estar acabado.



A unica peca estrutural que ainda resta construir e' a porta inferior que, ate prova em contrario, tambem sera em cedro rosa.


- ooOoo -


A demonstrar o ritmo de caramujo com que a obra esta sendo levada: Se a coisa fosse para ser corrida imagino poderia ficar pronta para os acabamentos liquidos e pastosos em talvez meio dia. Se fosse no ritmo normal, com folga uns tres dias... Estou imaginando de fato vai levar uma semana ou uns 9 dias para chegar-se a concluir o lixamento fino geral. Se o implicante do velho Pedro nao inventar de chover, claro.

Mas... Quem tem pressa?

Pra que andar ligeiro?

Um comentário: