domingo, 6 de março de 2016

Balcao das cavilhas - a cereja

Por razoes socio-logistico-familiares, como se percebe a conclusao total do balcao das cavilhas acabou sofrendo consideravel demora. Mas enfim o movel foi posicionado no seu local definitivo e recebeu no tampo o complemento final: o resto da prancha de muiracatiara posicionado como uma guarda:


A guarda foi fixa empregando, na retaguarda, tres parafusos em angulo, a tecnica chamada pocket screws, e na frente um sarrafo da mesma muiracatiara fixado com pinos F de 50mm ao tampo e `a guarda.

Apliquei o que chamo meu acabamento padrao: duas demaos generosas de oleo de tungue seguidas de uma dezena de finas demaos de goma-laca e por fim duas demaos de cera (mistura em iguais quantidades por volume de parafina, cera de abelhas e de carnauba, em terebintina).


Agora, bolar companhia para o coitadinho, tao isolado ali no canto...


2 comentários:

  1. Pinos F ?
    Interessante o uso da guarda, inclusive não conhecia o termo. O balcão está bem encostado na parede, a guarda tem função importante para o uso ou acabou ficando um detalhe estético?

    Realmente... Os vidros laterais deram um charme. Realça os objetos do interior com mais luz e visibilidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, pinos F 50mm: http://www.br.all.biz/img/br/catalog/105052.jpeg

      A guarda tem um componente fundamentalmente decorativo, eu acho, mas serve sim para evitar coisas colocadas sobre o tampo caiam para tras do movel e para esconder a fresta de par de centimetros ate a parede.

      Ja que, por medo das termitas, o interior do movel recebeu algum acabamento, por que nao mostra-lo? Entao, os vidros. E porque fica legal, hehe.

      Excluir