quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Cumprindo o programa


Bem como estava programado, construi a e fixei a divisoria, usando cavilhas, e montei, igualmente empregando cavilhas, as molduras das prateleiras para o balcao (cuja prancha de muiracatiara que sera o topo aguarda, em segundo plano `a direita na imagem acima).

So para mostrar que a largura das prateleiras esta correta, hehe...

Neste ponto, a carcaca e as prateleiras receberam um preacabamento: Stain nos compensados na area interior e no pinho das prateleiras e entao, no geral, preservativo/cupinicida seguido de uma demao de oleo de tungue. Quando o oleo secar, a ideia e' colocar os apoios para as prateleiras (fixadas com parafusos, hehe) e entao, provavelmente usando cavilhas, partir para a fixacao do tampo. Acho eu — mas ainda estou em duvida se antes de posicionar o tampo devo ou nao colocar o fundo...


Por que perder tempo com um preacabamento a essas alturas?

Bueno, na verdade o movel esta sendo construido absolutamente sem qualquer projeto, basicamente inspirado pelas madeiras que disponho. Como decidi fazer a carcaca com pinho freijo como madeira primaria, um lenho que nunca antes tinha utilizado, e ainda nao tenho a menor ideia de design para as portas, quis oferecer ao separador de orelhas uma ideia mais aproximada de como ficara o movel, nao apenas com tampo e fundo colocados, mas principalmente com uma visao mais precisa de como ficarao as cores, para tentar evitar ele me apronte alguma. Alem disso, com o preacabamento evita-se possiveis manchas dificeis de remover, tanto causadas por maos sujas, ou respingos, como por passarinhos que nao raro costumam fazer poleiro dos moveis na 'oficina'.

Nada garante o futuro nao me reserva desastres, claro, mas ate aqui os casamentos das diferentes essencias nao parecem conter maiores estremecimentos. Pelo menos como veem os meus olhos...





3 comentários:

  1. O uso de um rabo de ave na ripa vertical sempre funciona para os meus olhos. Quando eu tiver a oportunidade vou me deleitar com o uso. Tenho um rack em casa feito por um terceiro com a mesma aplicação: uma decisão de sucesso na minha opinião.
    Seguinte... Dia desses o Tomazelli passou lá pelo site e acabei comentando sobre a minha curiosidade em aplicar o óleo no interior de caixas antes da colagem. Tudo para tentar evitar as manchas indesejáveis causadas pela cola em excesso. Você comenta sobre sujeira e tal, neste sentido já consegui comprovar a eficácia, mas não no uso interno e pré-colagem, e sim na manipulação do móvel pós-acabamento quando o mesmo já está montado. Alguma experiência com cola? Será que se remove possíveis excessos com uma raspilha cega por exemplo?

    []s
    Cosme

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal tenhas gostado da ensambladura.

      Aplicar acabamento ou preacabamento antes da montagem e´ sim uma maneira eficaz de evitar manchas de cola: o excesso fica facil e totalmente removivel. O cuidado que se tem de ter, evidentemente, e´ evitar ou cuidadosamente remover qualquer contaminacao com o (pre)acabamento nas areas de colagens. Obviamente, para a cola funcionar as superficies das madeiras a serem coladas tem de estar absolutamente cruas.

      Excluir
    2. Bacana, estou animado para testar no próximo projeto com partes internas, pelo visto vai ser uma boa.

      Excluir