segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Evitando encanoamentos (breadboard & drawbore offset)

Com as portas do terceiro armarios montadas, dimensionadas, lixadas, dobradicadas e com a primeira demao de oleo de tungue secando, a coisa vai chegando na reta final...

Nada de muito chamativo na construcao das portas; afinal e' apenas construir um painel colando chapas, nao e' mesmo? Mas como eu gosto de inventar, impliquei de fazer as portas totalmente diferentes uma da outra, em design e em tamanho, como imagino possa-se notar na imagem ahi abaixo...



Afora essa invencionice, cujo resultado voces poderao julgar em uma proxima postagem no seguimento deste projeto, para evitar encanoamentos nas pranchas nao muito espessas (2 cm) da porta `a direita na foto resolvi aplicar uma solucao que inclusive ja havia empregado anteriormente: um breadboard.

Nao conheco palavra equivalente em portugues; a palavra em ingles se traduz como taboa de pao mas, especificamente em marcenaria, se refere ao uso, especialmente em tampos de mesa, de uma prancha estreita com veios transversais encaixada com espiga e fura nas extremidades de uma taboa, ou painel, para prevenir encanoamentos.

Iniciei o breadboard marcando as furas com graminho e entao as abrindo utilizando bedame, conforme a tecnica que aprendi com Mr. Paul Sellers, utilizando uma fita adesiva no bedame para marcar a profundidade.

(Como sempre, clique as imagens para ve-las em maior resolucao.)
A fura marcada no breadboard, pronto para iniciar os cortes

A fura sendo cortada; repare a fita adesiva no bedame

A fura completada

Com as furas prontas nos breadboards, iniciei o corte das espigas nas extremidades do painel fazendo um rebaixo (rebate?) empregando uma plaina dedicada (rabbet plane). Poderia ter utilizado a serra de bancada, com ou sem laminas dado, ou tupia, ou..., mas considerada a dimensao e o peso das portas, a plaina manual me parece o jeito mais pratico e mais facil.

O rebate sendo cortado com a plaina e conferido com esquadro

O rebate cortado em ambos os lados da porta

A seguir, marquei o posicionamento das saliencias na fura e serrei o que deu com serra manual (ryoba). Os cortes do meio poderia ter feito com uma tico-tico manual, se fosse adepto de sempre priorizar ferramentas manuais, mas achei mais rapido, mais preciso e mais facil utilizar uma multicortadora. Cortes feitos, utilizei um formao de parear para chanfrear os bordos para facilitar o encaixe.


Fixacao com drawbore offset

 Acertado o encaixe, marquei (setas vermelhas) nos breadboards a posicao onde fazer os furos para executar a fixacao com a tecnica de drawbore offset. (Outro termo tecnico de marceneria em ingles cuja traducao, se existe, desconheco.) Como os veios da madeira dos breadboards sao transversais aos dos da porta, nao se pode usar cola para fixar pois a madeira vai trabalhar em direcoes opostas na area da emenda, e a tecnica de drawbore offset me parece a mais eficiente para efetuar a fixacao: Trata-se essencialmente de pinar a emenda com cavilhas, com o detalhe de os furos nas espigas serem cortados um pouco mais proximos da borda da emenda do que os das furas para tensionar a emenda, como mostra a foto `a esquerda. Adicionalmente, os furos na espiga nas saliencias mais laterais sao levemente alargados para permitir a madeira possa-se expandir e contrair sem ameacar a emenda. E nao precisa colar mas, porque nao custa nada, eu apliquei um pouco de cola apenas na saliencia do meio.

Nas setas, a marcacao dos furos na fura

O furo e' aberto na fura desencaixada
Pode ser passante, mas optei por deixar o fundo cego


Com a emenda em encaixe seco, usa-se a propria broca que abriu
o furo na fura para marcar o centro na espiga
Entao marca-se um novo centro na espiga deslocado para mais proximo da borda (seta)

Abrindo um furo na espiga pelo novo centro marcado,
ao montar a emenda percebe-se o desencontro (setas) dos furos
A cavilha ao entrar (com marteladas) 'puxa' o breadbord contra a borda


O breadboard pinado no lugar
Quando as portas estiverem no lugar, o movel pronto, eu volto a incomodar voces...

2 comentários:

  1. Os encaixes sao sempre um desafio muito difícil. Nunca deixe-me bom.
    Parabéns, é um grande projeto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Con la practica, cortar encajes ya no es un reto.

      Gracias por tu comentario estimulante.

      Excluir