sábado, 13 de junho de 2015

A mao, ou a motor?


Ceu azul? Sol?
Excecoes da regra.

Frio, nao raro abaixo de 10°C. Chuvas, finas, frequentes, continuadas. Cerracao fechando o ceu em cinzas quando nao chove. Umidade relativa do ar praticamente nunca abaixo de 95%. Nada demais, claro; apenas o cardapio habitual que o velho Pedro serve a seu Continente, todo inverno.



Na minha 'oficina' praticamente a ceu aberto, abrir os tampos das maquinas ao elemento e' receita certa para a ferrugem chegar e fazer casa. Sem falar que trabalhar entrouxado sem duvidas e' proposta nada convidativa, ainda menos, muito menos, com os dedos enregelados. O que usualmente se traduz em minha presenca na 'oficina' e os brinquedos com madeira escassearem ate quase total ausencia no inverno — pretextando ao separador de orelhas oportunidades de engendrar o que fazer para celebrar a chegada de minha prima favorita...

Esse ano no entanto, como comentei anteriormente os cupins que invadiram meu closet acabaram por me pressionar a construir substituto(s) para a peca infestada, preferivelmente antes da primeira revoada dos enxames daqueles danados devoradores de madeira seca. Bueno, a primeira providencia que tomei foi... mandar a pressa para o inferno!

Ja paguei o preco da pressa fazendo os moveis para a cozinha e decidi desta feita vou ignorar o tempo e prirorizar o divertimento. O que, suponho, sera bom para minha saude e para a das maquinas — que serao utilizadas tao somente quando indispensavel, deixando o grosso do servico a ser efetuado com toda a calma (e provavel que mais meticulosamente do que de habito, diga-se) com ferramentas manuais bem mais faceis de manter protegidas da acao nefasta do clima da estacao.

Quanto ao projeto do(s) movel(is)?... Nao ha!

Ha esse esboco, a ideia geral desenhada no computador. A partir dai pretendo ir fazendo as pecas do jeito que a madeira deixar, e deixar a madeira ir dizendo do jeito que possa ser...

Ta certo, sei bem nao e' o jeito mais pratico, certamente nao o mais agil e muito provavelmente nao e' a maneira mais esperta de se criar um design. Mas a intencao, afinal, e' so que seja divertido, o mais divertido possivel.

Ate agora fiz umas colagens, cortei uns encaixes, tentando arquitetar os pes, a base para o movel da esquerda ahi da ilustracao; fiz ate uma montagem seca para ir tendo uma ideia...


Vamos ver que bicho vai dar...

2 comentários:

  1. Boa Noite!

    Você é rápido!
    ...não sei por que mas fiquei com a impressão de que a inspiração é o mobiliário chinês...
    certamente o improviso é uma arte!



    http://acervodeinteriores.com.br/armario-chines/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dificil encontrar alguma coisa que, em um tempo ou outro, de um jeito ou outro nao tenha sido influenciada pelas civilizacoes chinesas...

      Mas penso me referencio mais especificamente na marcenaria dinamarquesa contemporanea, e nos trabalhos de Maloof e Krenov.

      Improvisar... e' o tempero que transforma trabalho em diversao, labor em exercicio. Acho eu, hehe.


      Muito grato.
      Pelo comentario, e pelo link deveras interessante.

      Excluir