segunda-feira, 4 de maio de 2015

Carcaca montada

Terminei de cortar os malhetes nas travessas e nos paineis laterais, incluindo o chanfro de 45° para o encaixe 'em faca' nas travessas superiores traseiras, apliquei reforco com milicavilhas em todos os pinos e entao foi cola, um pouco de dialogo com o maco, e grampos.


Curada a colagem do 'esqueleto', iniciei a colocacao da 'carne' pelo fundo. Duas chapas de compensado, uma inferior de 18mm e uma superior de 10mm, o degrau de 8mm no mesmo nivel do topo das travessas medias — de forma a quando colocar a divisoria esse degrau de 8mm servir-lhe de apoio na parte de tras (vejam mais abaixo). A fixacao do fundo ao 'esqueleto' foi feita com cola e parafusos para maxima resistencia e rigidez, considerando sera nessa estrutura o apoio do movel quando for suspenso. Como o fundo foi colocado por dentro, na parte posterior ficou o espaco necessario para que possa ser feito o encaixe para suspensao na parede.

O armario visto por tras com o fundo colocado.
As setas vermelhas apontam as pecas que serao fixas `a parede e que sustentarao o movel.


Com o fundo no seu lugar, foi colocado a parte inferior em compensado 18mm, igualmente fixada com cola e parafusos. A seguir, a divisoria tambem em 18mm, apoiada na travessa central na parte anterior e, como mencionado acima, no degrau do fundo na parte posterior. Fixacao com cola e parafusos atras e, na frente, colada e prensada com grampos.


Da mesma forma, o tampo superior em compensado de 10mm foi fixado com cola e parafusos atras e nos lados, e com cola e grampos na porcao anterior.

A fixacao do tampo superior
As setas verdes apontam umas taboinhas nao exatamente estruturais, mas colocadas por razoes esteticas





Com isso a montagem da carcaca do armario esta concluida.

O processo foi razoavelmente simples e, tanto quanto posso observar, a estrutura resultou bastante rija.

Infelizmente, antes de poder passar para a parte mais divertida de colocar as portas, sera necessario enfrentar a sempre desagradavel etapa dos acabamentos finos, desgracadamente incluindo lixonas, lixas e lixinhas.

Cabe-me solicitar meus sete fieis leitores facam votos eu de alguma maneira consiga arrecadar uma quantidade suficiente de paciencia e resignacao, e por favor desejem-me sorte para encarar a miseravel perspectiva desse futuro brutal!

Sim, sim. Sintam pena. Muita pena...

Nenhum comentário:

Postar um comentário