domingo, 23 de março de 2014

Ferramentólatra - acao

Como, digamos assim, um acabamento para minhas postagens anteriores relato que, tendo chegado as baterias para a nova serra e com a colocacao de umas esponjas para manter tudo no lugar, a confeccao da caixa ficou completa:


E aproveito para contar que o primeiro uso da serra na 'oficina' (foi testada antes na poda de alguns galhos no jardim, hehe) foi nobre: cortar uns vigotes 5x5 de eucalipto, primeiro passo na cofeccao de parafusos de madeira para minha morsa de dois parafusos.

Em pirimeiro plano a serrinha e o vigote; atras os mordentes da morsa de dois parafusos

Decidi trocar os parafusos da morsa porque os parafusos originais haviam sido feitos em cedro-rosa e, esta sendo uma madeira muito macia, o fio das roscas havia cedido com a pressao dos apertos inclusive, em algumas operacoes demandando um aperto mais firme, dando 'escape' e afrouxando o arroxo.

Optei por utilizar entao madeira de eucalipto, por ser bem mais dura do que o cedro-rosa (e por ter varios vigotes disponiveis, sobra do conserto do telhado da casa). Na foto `a esquerda e na maior, abaixo, ve-se `a esquerda na imagem os dois parafusos velhos, no centro o parafuso de prova, sacrificial, que foi usado para calibrar a profundidade do corte da rosca, com a seta verde apontando uns defeitos da madeira (motivo da escolha desse fragmento para o sacrificio) e, `a direita, os parafusos novos com a adicao de uns regalitos apontados pelas setas vermelhas: um parafuso de maquina colocado e colado com epoxi na extremidade de cada manipulo — para poder utilizar uma parafusadeira com um soquete quando desejado girar os parafusos com mais pressa, hehe — e um furo passante nos manipulos para permitir apertos mais fortes, utilizando por exemplo uma chave de parafuso, quando necessaria forca maior no aperto.



2 comentários:

  1. Ficaram ótimos, mas pergunto.. como é que você faz esses parafusos ? Que ferramenta usa pra fazê-los e também a rosca ?
    Gosto de marcenaria, mas sou apenas um hobbista.. e bem iniciante. Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Grato pelo comentario, Guilherme.

    Quanto a fazer rosca em madeira, ha kits especiais para isso. O que eu usei para esses parafusos de 1½" foi o da Beall Tools:
    http://www.bealltool.com/products/threading/bigthreader.php

    ResponderExcluir