quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Vitrine em cedro - Pronta

Apenas dois detalhes me parecem talvez dignos de mencionar na finalizacao da vitrine.


O primeiro, como imagino se possa ver ahi na imagem  a esquerda,  foi que efetuei o acabamento interno da carcaca antes da colagem das partes. Essencialmente porque ficaria bem mais dificil dar polimento no fundo e acessar a parte abaixo da prateleira inferior com a peca montada, e tambem porque com a madeira coberta com acabamento eventuais excessos de cola resultantes da montagem sao facilmente removiveis sem deixar marcas.

O outro detalhe foi na escolha dos puxadores nas portas. Enquanto Mr. Teague optou por criar puxadores alongados "para acentuar a verticalidade do movel", eu decidi dar preferencia ao design do inspirador. Como praticamente em todos os moveis desse tipo criados por James Krenov os puxadores sao redondos, essa foi minha opcao.


Utilizei meu 'acabamento padrao' na carcaca e nas portas: oleo de tungue, goma-laca e cera.


Apos aplicacao da cera as portas foram posicionadas, as dobradicas definitivamente parafusadas no seu lugar definitivo, prateleiras no lugar e o movel ficou pronto.

Entao, o encaixe em faca foi posicionado no devido lugar na parede, um primeiro polimento aplicado e os vidros limpos. Posta a vitrine no seu lugar, uns recheios foram catados para a pose abaixo:


Muito provavel esta seja a ultima entrada do ano aqui no blog.

Entao aproveito para, alem de renovar meus agradecimentos por me brindarem com sua leitura, desejar a todos os amigos que regular ou esporadicamente visitam essas paginas e apreciam essa epoca do ano

MUITO BOAS FESTAS!


16 comentários:

  1. Olá! Me chamo Mayara Duarte e sou da Revista Móveis de Valor. Estamos produzindo uma reportagem sobre a marcenaria como um hobby. Poderia me passar seu contato de email para que eu possa entrevistá-lo? Gostaria de saber como chegou na marcenaria e como ela influencia no seu dia a dia.

    Fico no aguardo.
    Obrigada,
    Mayara Duarte.
    redacao1@moveisdevalor.com.br
    (41) 3025-8835

    ResponderExcluir
  2. Com certeza uma linda peça, minha esposa já me cobrou construir uma desta, esta pode ser minha inspiração, mais uma vez parabéns pelo belo trabalho.

    ResponderExcluir
  3. Ola, Mayara.

    Fico contente o meu blog possa de alguma maneira ter despertado seu interesse.

    Gosto, entre tantas outras coisas, de falar de marcenaria.

    Agora, falar sobre mim? Nah!
    Assunto por demais desinteressante...

    ResponderExcluir
  4. O design da peca e' realmente chamativo, Danilo. Nenhum merito meu, claro, mas do Krenov.

    Tomara que, como a mim, ele tambem lhe inspire.

    E grato pela forca.

    ResponderExcluir
  5. tenha um ótimo natal é próximo ano cheio de novos projetos.

    ResponderExcluir
  6. Olá Paulo,

    eu sou o André que apareceu recentemente no Xilófilos, pode me considerar como seu oitavo leitor, afinal já li todos os artigos de seu blog e estou acompanhando cada novidade. :-)

    Grande abraço e um abençoado 2014 com muita serragem (maravalha, como dizeis por aí) e belos projetos como este!

    ResponderExcluir
  7. Grande Mestre Paulo !!! Mais uma Belissima Peça !!! Gratissimo por compartilhar conosco !!! Aproveitando para desejar , um Otimo Natal, cheio de Muita Saude e Muita Paz e que O Novo Ano, seja de muito Sucesso e que continue a nos brindar com seus Trabalhos !!!!

    Abrçs

    Dagoberto

    ResponderExcluir
  8. Andre, Dagoberto; por tudo, muito obrigado.

    ResponderExcluir
  9. Salve Grande Mestre! Apesar da longa ausência fico surpreso quando retorno ao seu blog, a quantidade de belas artes. É uma longa e deliciosa leitura, e vamos aprendendo mais e mais com essa sua humildade de transmitir o passo a passo das suas criações. Mais uma vez parabéns, pela belissíma “vitrine“, um nome singelo para uma obra de arte.

    Abraços

    Tadashi

    ResponderExcluir
  10. Legalzinho o video.

    Ficaram faltando os planos para tentar reproduzir a cadeira. Se e' que da para sentar nela, hehe.

    ResponderExcluir
  11. Achei maravilhoso seus trabalhos. Iniciei recentemente em projetos de Marchetaria e Restaurações.
    Sou iniciante e autodidata (não consegui nenhum curso de marcenaria e marchetaria que fosse compatível com a
    disponibilidade que tenho para à atividade). Acessei o "Forum Madeira" e encontrei dicas bastante
    interessantes (é dessa forma que vou aprendendo) e me agradou a informalidade com que são tratados
    os assuntos pertinentes.
    Osvaldo Ururahy

    ResponderExcluir
  12. Boa noite Paulo,
    penso que o recesso deva perdurar, e pelo que vi merecidamente. Mas, fica aqui minha solicitação; Tão logo possa me envie informações sobre os grampos que aparecem no "Post": "Copiando, outra vez, o mestre — 2) Montando os paineis" de 14 de março de 2013; para o que me proponho eles são essenciais.
    Osvaldo Ururahy

    ResponderExcluir
  13. Grato pela apreciacao e os comentarios, Osvaldo. Fico contente o Forum Madeira te tenha agradado.

    Quanto aos grampos que mencionaste, os vermelhos sao Bessey K-Body REVO; os prateados sao grampos sargento da Vonder.

    ResponderExcluir