quarta-feira, 31 de julho de 2013

Soma composta - Totalizando

Depois de um atraso quase quatro vezes o tempo combinado, meu torneiro mecanico entregou o novo eixo para a serra de mesa...



Ahi `a direita pode-se ver o novo eixo instalado e na ponta da seta vermelha, sobre o tampo, o eixo que foi substituido. A diferenca, o novo eixo e' mais longo e feito com rosca quadrada, projetado fundamentalmente para poder receber o dado set.




Reinstalado o eixo a serra foi testada, claro. As laminas antigas, com furo de 1", funcionam a contento com a adicao de uma arruela redutora, como imagino se possa ver nas fotos abaixo.

















Na imagem `a esquerda, a arruela esta instalada no eixo, ocupando justamente a saliencia anteriormente existente na polia e removida pelo meu torneiro.

Na imagem acima, a arruela no centro reduz o diametro do furo.



O unico inconveniente serio da 'reforma' da serra foi o eixo se projetar, devido ao seu maior comprimento, acima do tampo da serra quando inclinado a 45° e elevado `a altura maxima, como se ve ahi na foto `a direita. (Uma limitacao cuja solucao ira me preocupar se e quando surgir a necessidade de contorna-la. Porque por ora, com o frio e a umidade que andam assolando o portinho, a serra vai continuar parada e coberta por plastico.)



Sim, porque o resultado mais desejado e motivo fundamental para a troca de eixo foi inteiramente alcancado. O conjunto todo do dado set, ocupando a largura de 29/32" quando todas as laminas e todos os separadores sao montados, foi devidamente testado e funciona perfeitamente a contento.

O dado set montado, com 5 das 8 laminas




A unica coisa ainda faltando e' a construcao de uma tampa zero clearance com a necessaria abertura  para capacitar plenamente o uso do set. Alias, como se ve `a esquerda, ja fiz uma para usar com as laminas verticais. Agora, e' surgir a necessidade e...

3 comentários:

  1. Grande Paulo!!! fico Feliz que tenhas resolvido o "entrave" e vás agora, desfrutar das facilidades que o DadoSet propicia!!!!

    Abraços

    Dagoberto
    (dagoonun)

    ResponderExcluir
  2. Certamente nao estas mais feliz que eu, Dagoberto. :)

    O uso do dado set ainda vai demorar, pelo menos ate o velho Pedro acertar o higrometro dele...

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    parabéns pelo teu trabalho e dedicação.
    sou artesã em Porto Alegre e trabalho com personalização de pequenos móveis.
    estou procurando marceneiro que faça pequenos móveis em MDF (banquinhos, baús, criados mudos, mesinhas, etc)
    você faz esse tipo de trabalho? teria alguém para me indicar?
    obrigada
    Cintia

    elpinguino.poa@gmail.com
    facebook.com/elpinguino.poa

    ResponderExcluir