quinta-feira, 25 de julho de 2013

Soma composta

Com o inverno me obrigando a dar folga compulsoria a algumas de minhas maquinas (e, nos ultimos dias, `a oficina como um todo — que, podem crer, nao ha santo capaz de segurar a vontade de lidar, quando a temperatura esta perto de 0°C e o vento Minuano cortando), aproveitei  a imobilidade forcada da serra de mesa para trocar o seu eixo.

Minha serra circular de bancada, se algum de meus sete fieis leitores nao sabe ou esqueceu, e' um engenho importado do oriente que consegui adquirir por um precinho ultracamarada. Entre outras, mm, peculiaridades inerentes a uma maquina "fora de linha", ela foi projetada para empregar laminas de serra com furo de uma polegada. As 3 laminas que eu ja tinha e utilizava na minha BT1800 eram, naturalmente, furadas no padrao de 5/8". Em bom estado, para poder aproveita-las, na ocasiao me pareceu o meio mais eficiente e menos dispendioso ampliar o furo das laminas.

So que agora ando pensando em um projeto que suponho ira demandar o corte de um numero consideravel de rasgos nas madeiras. E entao, por feliz coincidencia surgiu uma oportunidade boa de adquirir um dado set — um conjunto de laminas para adaptar na serra de mesa justamente para cortar rasgos, de maneira mais rapida e eficiente do que com a tupia. Bueno, cavalo encilhado nao passa duas vezes; entao fiquei com o dado set. So que, nisso, arranjei um problema. O set e' composto por oito laminas e oito separadores:

As laminas e separadores que formam meu dado set

A diferenca no diametro dos furos nas laminas
Sucede que essas laminas e separadores, naturalmente, vem com furo padrao de 5/8". E nao so o custo de mandar aumentar com a indispensavel precisao esses 16 furos nao sai barato, como o eixo que veio na minha serra foi feito para utilizar apenas uma lamina de ate 3mm de espessura, nunca um set de laminas que pode chegar a 29/32".

Dai, a necessidade de mandar fazer um novo eixo para a maquina, e uma arruela para adaptar no furo maior das serras velhas.

A ideia era colocar aqui texto e as imagens do novo eixo ja montado. Era para ter ficado pronto ha dois dias.
Mas imagino voces saibam como e' a coisa... quando se lida com torneiros mecanicos.

2 comentários:

  1. Não é só torneiros não. Ontem pela manhã deixei uma peça pra receber um jato de areia, o rapaz falou que em 40 minutos ficava pronto, falei que iria tomar um lanche e voltava logo, por saber como as coisas são, fui embora e retornei hoje pela manhã. Resultado, a peça não tinha sido feito, ainda fique sentando esperando 2 horas, é mole???
    Vangodias

    ResponderExcluir
  2. Lamentavel mas verdadeiro, Vangodias, nossos 'profissionais' nao parecem ter qualquer nocao da importancia de cumprir prazos...

    ResponderExcluir