domingo, 3 de fevereiro de 2013

Amarrando o no

Terminar uma obra traz sempre aquele misto de satisfacao por ter conseguido fazer, e uma certa pena porque um bom divertimento chegou ao fim...

Apos ter colocado o fundo no armarinho inspirado pelos nos-de-pinho, a proxima etapa foi instalar o tampo superior, em cedrinho, e montar o sistema de fixacao do movel `a parede, utilizando um encaixe "em faca". Um retalho de itabuba (lenho selecionado por sua resistencia `a umidade, ja que esta parte do movel ficara permanentemente encostada `a parede do banheiro) foi cortado para montar, na parte de cima do movel, o encaixe em faca e, na parte de baixo, um pequeno espacador para manter o corpo do armarinho paralelamente afastado da parede — como pode ser visto na foto `a esquerda. A seta vermelha aponta a "lamina da faca" que sera aparafusada na parede e sustentara o conjunto todo. Adicionalmente, as madeiras do encaixe cobrem e sustem aqueles pedacos de compensado que, como mencionado na postagem anterior, se esfacelaram.

A foto abaixo (tomada com o movel de cabeca para baixo) mostra praticamente o mesmo angulo ja com acabamento com oleo de tungue e, apontado pela seta vermelha, a "lamina da faca" encaixada no lugar.


Mais uma demao de oleo de tungue foi entao aplicada a todas as pecas ja montadas, e o movel ficou como se ve abaixo:




A etapa seguinte foi construir uma prateleira, montada a partir de um resto de cedrinho desdobrado e colado de bordo.


A coisa toda ficou secando, cola e oleo, e entao a prateleira foi instalada (fixa por parafusos) e as portas foram  colocadas, atraves do emprego de quatro dobradicas.

O aramarinho montado, com as portas abertas

Com as portas fechadas
Possivelmente meus fieis e muito atentos leitores ja repararam que as duas ultimas fotos, acima, tambem foram tomadas de cabeca para baixo e giradas no processador de imagens. Mas de qualquer forma achei melhor apontar. Para os mais distraidos...

Como o acabamento e' com oleo de tungue, ainda vai demorar uns dias para eu poder mostrar como vai ficar o movel  quando colocado na na parede. E, talvez, mais alguns aderecos e alegorias que venha ainda a colocar...


2 comentários:

  1. Poxa cara, agora são quase Duas horas da madruga e me vejo em seu blog,pesquisando encaixes e outras coisitas mas, parabens por esse seu blog, gosto muito de mexer com madeira, tenho certeza que vou aprender muito com vc , abraço , tô de olho e acompanhando tudo.

    ResponderExcluir
  2. Satisfeito em saber o blog consegue prender sua atencao, marciozezo. E muito grato pelo estimulo de seus comentarios.

    ResponderExcluir