quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Tomando jeito

Progredindo na construcao do movelzinho inspirado pelo no-de-pinho, construi suas gavetas.



Para a frente delas, um baixo relevo cortado no torno e, no centro, com um puxador torneado em... no-de-pinho. Optei por montar as gavetas utilizando outra vez encaixes de malhetes em cauda-de-andorinha, para treinar. E testar, ver como ficava, uma variante: inverter caudas por pinos na frente e atras das gavetas.

Reparem na imagem `a esquerda a inversao, evidente nas tabuinhas ja cortadas de cedrinho `a direita, e que serao os lados da gaveta. Caudas na frente e pinos atras. Alem da variacao (abaixo a rotina!, hehe), pareceu-me deixar o conjunto mais monolitico — mas pode ser minha impressao.

Adicionalmente, essa foi a primeira vez que fiz, `a mao e "para valer", um encaixe em asa-de-andorinha a meio, ou meio-cego. Infelizmente, o problema que relatei de o pinus ser muito mole e deformar-se com os encaixes e desencaixes dos malhetes voltou a ocorrer. Assim, decidi fazer a colagem das gavetas com auxilio de grampos para forcar bem os encaixes e, depois, preencher as folgas com massa de serragem com cola. O que acabou criando um artefato meio estranho, meio futurista, tao interessante quanto temporario...


Uma vez coladas e posto o fundo, as gavetas foram lixadas e receberam tres demaos de oleo de tungue por fora, e duas demaos de goma-laca no interior.


Para o fundo do armarinho resolvi utilizar um compensado fininho e velho que tinha dando sopa. Cortei uma 'fatia' da chapa, utilizando serra tico-tico manual e um guia. O pedaco foi lixado e recebeu tres demaos de oleo de tungue no lado de dentro. Apos, coloquei a carcaca do movel sobre o compensado e marquei os limites para localizar furos para os parafusos que, com um pouco de cola branca, fixaram o tampo no fundo. Com uma tupia o excesso do bordo foi entao cortado rente, e o lado de fora igualmente lixado e acabado com oleo de tungue.



Os pedacos esfacelados do compensado, nas bordas, sao desimportantes, como se vera...

Nenhum comentário:

Postar um comentário